Escassez significa o mesmo que pobreza? justifique sua resposta

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
QUESTÕES DISSERTATIVAS DO CADERNO DE APRENDIZAGEM

QUESTÃO 1. (0,1875) . TEMA 1
Escassez significa o mesmo que pobreza? Justifique sua resposta.
RESPOSTA: Não. Escassez é a falta de oferta de um produto no mercado; pobreza a falta de recursos para adquiri-lo.

QUESTÃO 2. (0,1875) . TEMA 2
Segundo o pensamento keynesiano, a premissa fundamental para se compreender uma economia encontrava-sena simples observação dos níveis de consumo e investimento do governo, das empresas e dos próprios consumidores. Partindo desse princípio, a doutrina keynesiana aponta que, no momento em que as empresas tendem a investir menos, inicia-se todo um processo de retração econômica que abre portas para o estabelecimento de uma crise. Com base neste texto, responda:
O que o Estado deveria fazer segundoKeynes para se evitar uma crise?
RESPOSTA: O Estado deveria intervir na economia do país com o objetivo de conduzir o pleno emprego.O pensamento keynesiano se opunha ao Estado Mínimo (de intervenção mínima - o liberalismo econômico) e apregoava o Estado Grande (gastador), com a função de organizar a desordem econômica e amenizar as perdas por meio da elevação dos gastos públicos.
O Estado, paraKeynes, deveria empenhar-se para garantir a qualidade de vida de sua população, por meio de um eficaz controle das contas internas e externas. Keynes considerava que o Estado deveria atuar sobre as expectativas com o objetivo principal de evitar súbitas flutuações da eficiência marginal do capital, favorecendo e estimulando os investimentos.

QUESTÃO 3.(0,1875) . TEMA 3
O governo intervém naformação de preços de mercado, quando fixa impostos, dá subsídios, estabelece os critérios de reajuste do salário mínimo, fixa preços mínimos para produtos agrícolas, decreta tabelamento ou, ainda, congela preços e salários. Como podem ser divididos os impostos? Explique-os.
RESPOSTA: É a imposição de um encargo financeiro ou outro tributo sobre o contribuinte (pessoa física ou jurídica) por umestado ou o equivalente funcional de um estado a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo, de forma que o não pagamento deste, acarreta irremediavelmente sanções civis e penais impostas à entidade ou indivíduo não-pagador, sob forma de leis. O imposto é uma das espécies do gênero tributo. Diferentemente de outros tributos, comotaxas e contribuição de melhoria, é um tributo não vinculado: é devido pelo contribuinte independentemente de qualquer contraprestação por parte do Estado. Destina-se a atender as despesas gerais da administração, pelo que só pode ser exigido pela pessoa jurídica de direito público interno que tiver competência constitucional para tal. Os impostos sãofreqüentemente divididos em diretos e indiretos. Os impostos diretos são destinados taxar diretamente o contribuinte sendo que, o principal exemplo deste é o imposto de renda e riqueza. Os impostos indiretos, entretanto, são repassados ao contribuinte através do markup adicionado ao custo do produtor e o reflexo deste é sentido no preço final do produto. Os impostos indiretos são cobrados em todos os bensadquiridos pelo consumidor.

QUESTÃO 4. (0,1875) . TEMA 4
Mostre as diferenças entre a visão econômica e a contábil financeira dos custos de produção.
RESPOSTA: As principais diferenças entre a visão econômica e a contábil-financeira são:

Custos de Oportunidade e custos contábeis: enquanto a avaliação contábil financeira está nos custos contábeis, que são os custos históricos de quanto a empresaefetivamente pagou para a compra e/ou aluguel dos insumos, a análise econômica se calca nos custos de oportunidade, que são os custos implícitos na possibilidade de ganho nos demais setores por meio da utilização dos recursos atualmente empregados na produção.

Externalidades: A análise econômica se preocupa com a existência de externalidades, que são custos e benefícios para a sociedade,...
tracking img