Escassez economica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1141 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“Escassez Econômica”



SUMÁRIO

Introdução

Escassez Econômica
Em economia, escassez é um termo que descreve uma disparidade entre a quantidade demandada de um produto ou serviço e o montante fornecido no mercado. Especificamente, a escassez ocorre quando há excesso de demanda e, portanto, é o oposto de um excedente.
Escassez econômica está fortemente relacionada ao preço de um produtoou item, pois, quando este está abaixo do preço corrente determinado pela oferta e demanda, haverá uma escassez do item sub-valorizado. Na maioria dos casos, a escassez obriga as empresas a aumentar o preço de um produto até que ele atinja o equilíbrio de mercado. Às vezes, porém, as forças externas causam um prolongamento da escassez, em outras palavras, existe algo impedindo o aumento dospreços ou o equilíbrio da oferta e da demanda.
No uso comum, a escassez pode se referir a uma situação em que a maioria das pessoas são incapazes de encontrar um bem desejado a um preço acessível. Para o aproveitamento econômico de escassez, no entanto, a disponibilidade de um bem para a maioria das pessoas não é uma questão: Se as pessoas desejam ter um certo bem, mas não podem pagar o preço demercado, seu desejo não é contado como parte da demanda.

Lei da Escassez Econômica

Refere-se à realidade básica da vida de que existe apenas uma quantidade finita de recursos humanos e não-humanos que o melhor conhecimento técnico é capaz de usar na produção de apenas uma quantidade máxima e limitada de cada produto.

Escassez e Eficiência
Uma consequência direta da escassez é a necessidadede eficiência na utilização dos recursos. Se os recursos não fossem escassos, existindo em quantidade ilimitada e suficiente para satisfazer todas as necessidades humanas, não existiria a preocupação com o rendimento ou com os custos de produção. Contudo, a escassez de recursos por oposição às necessidades humanas virtualmente ilimitadas, obriga a que sejam efetuadas escolhas quanto à forma deutilização desses mesmo recursos para produzir bens e quanto à forma como são distribuídos entre os diferentes indivíduos, isto é, obriga a que se procure a eficiência máxima para que, com a mínima quantidade de recursos, se produza a máxima quantidade de bens.

Escassez Induzida ou Artificial
Em determinadas situações, e com objetivos diversos, a escassez é artificialmente induzida, limitando oacesso aos recursos ou aos bens. Tal acontece, geralmente, em situações em que existam externalidades de diversas ordens. Por exemplo, quando se está em presença de um bem comum, existe uma tendência para utilizar esse bem de forma indiscriminada e ineficiente, obrigando as autoridades a intervir, limitando o acesso a esse mesmo bem, por exemplo através da criação de quotas de acesso ou criando umpreço. Outro exemplo são as situações em que o custo de produção do primeiro exemplar do bem ser substancialmente mais caro do que a sua replicação (caso do software, de um livro ou de bens que obrigaram a fortes investimentos em investigação): nestes casos, as autoridades também induzem artificialmente a escassez criando mecanismos de restrição à replicação como os direitos de propriedadeintelectual ou direitos de autor, as patentes, entre outras.

Efeitos da Escassez econômica

No caso de intervenção governamental no mercado, há sempre um trade-off, caracterizada em uma ação econômica que visa à resolução de problema, mas acarreta outro, obrigando uma escolha, com efeitos positivos e negativos. Por exemplo, estabelecer um preço máximo a um determinado produto pode provocar umaescassez, mas irá permitir que uma determinada parcela da população adquira um produto que possivelmente não iriam conseguir arcar em decorrência do custo. Escassez econômica é geralmente vista como um fenômeno indesejável, uma vez que leva à ineficiência econômica. Na ausência de um mecanismo de preços, os recursos são menos propensos a serem distribuídos de acordo com a utilidade das pessoas. Os...
tracking img