Escassez de recursos naturais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1254 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ECONOMIA


Sob a luz do problema da “Escassez de Recursos Naturais”
Introdução
A relação do homem com a natureza vem mudando ao longo da história. A utilização dos recursos naturais nos processos produtivos tem aumentado cada vez mais, principalmente, após a Revolução Industrial, pois, com o advento da máquina a vapor a sociedade passou a dilapidar o estoque de recursos naturaisintensivamente.
Porém, da mesma forma que esses recursos promovem a manutenção e o desenvolvimento de inúmeras sociedades, a exploração inadequada gera externalidades negativas e sinaliza o esgotamento dos mesmos, levando a emergência da problemática da utilização sustentável desses recursos.
O conceito de desenvolvimento sustentável tem sua origem no debate acadêmico iniciado em Estocolmo, em1972, e consolidado, em 1992, com a realização da Eco- 92. Desde então, este tema vem ganhando força no cenário mundial.
Este conceito defende que a satisfação das necessidades das gerações atuais não pode comprometer a capacidade de satisfação das necessidades de gerações futuras. Recursos naturais muito explorados e consumidos atualmente criam um problema de escassez para as gerações futuras,principalmente os recursos não- renováveis que necessitam de políticas nacionais e regionais adequadas a fim de otimizar o uso das reservas existentes.

Classificação dos recursos naturais
Os recursos físicos são resultantes de ciclos naturais do planeta Terra que duram milhões de anos. O principal critério para a classificação desses recursos tem sido a capacidade de recomposição dosmesmos no horizonte de vida humana. Os recursos naturais podem ser renováveis, ou reprodutíveis e não-renováveis ou não-reprodutíveis (SILVA, 2003).
Os recursos naturais renováveis são aqueles que são passíveis de se recompor durante o horizonte do tempo humano, como as florestas, as águas, os solos, a fauna e a flora.
Já os recursos naturais não- renováveis levam milhares ou até milhõesde anos para se formarem. Como exemplos, podemos citar os minérios e os combustíveis fósseis.
Segundo Margulis, os recursos renováveis possivelmente tornam- se exauríveis, e os não- renováveis podem ao menos ser considerados não exauríveis. Isto dependerá, entre outros fatores, do horizonte de planejamento, do nível de utilização do recurso, dos custos de exploração, da taxa de desconto,etc. Exemplo desta situação é o petróleo, tipicamente não renovável, porque o tempo de sua formação é contado por milhares, senão milhões de anos. Uma floresta, por outro lado, recurso tipicamente renovável, pode tornar - se exaurível se no processo de sua exploração forem destruídas as condições ecológicas que permitem a sua regeneração natural.
Outros fatores, também, influenciam aantecipação ou o adiantamento do esgotamento dos recursos como, os avanços tecnológicos, as descobertas de novas jazidas, os riscos, as incertezas, entre outros. Por isso, o uso mais intensivo de recursos naturais, devido ao seu emprego como combustível para produzi r energia, foi fundamental na mudança do padrão de crescimento econômico.

Teorias, Evidências e Constatações
A história demonstraque a crescente escassez de recursos naturais é uma preocupação recorrente. Previsões alarmantes dos possíveis impactos de uma crescente escassez de recursos vêm sendo feitas há séculos. Thomas R. Malthus previu, no fim do século XVIII, que uma catastrófica fome inevitavelmente atingiria a sociedade, porque a taxa de crescimento populacional era superior à taxa de produção de alimentos. Um séculodepois, W. Stanley Jevons previu que as reservas de carvão economicamente exploráveis do Reino Unido estariam esgotadas em poucos anos, o que levaria ao fim da prosperidade britânica. Em 1914, a Secretaria de Minas dos Estados Unidos previu que as reservas de petróleo americanas durariam dez anos. Em 1972, o Clube de Roma publicou o relatório “Limites do Crescimento”, no qual previa que as...
tracking img