Escassez De Gua Desafia Agricultores A Serem Mais Eficientes E Evitarem Desperd Cio Na Lavouras

1165 palavras 5 páginas
Escassez de água desafia agricultores a serem mais eficientes e evitarem desperdício na lavouras
Destino de mais da metade da captação nos mananciais do país, sistemas de irrigação são aprimorados para permitir uso mais racional por Caio Cigana
17/02/2015 | 06h04

Em Glorinha, Barcellos puxa água do Rio Gravataí, mas adota técnicas para que seja usado só o que for necessárioFoto: Caco Konzen / Especial
A crise hídrica que ameaça o abastecimento de água em vários Estados também pressiona a agricultura. Destino de mais da metade da água captada em mananciais no país, a irrigação necessária para elevar a oferta de alimentos e, em períodos de estiagem, diminuir os riscos de quebra de safra, é cada vez mais desafiada para ser eficiente no uso da água e evitar desperdícios.
Mesmo beneficiados por três anos sem seca, os agricultores gaúchos, escaldados por períodos anteriores de falta de chuva e os consequentes conflitos quando a água utilizada para abastecer plantações também é escassa nas cidades, vêm trilhando o caminho da parcimônia no uso da água, sem comprometer a produtividade. O melhor exemplo vem do cultivo do arroz, cultura tradicionalmente irrigada por inundação e que se espalha por 1,1 milhão de hectares no Estado.
Programa paga agricultores para "produzirem" água no RS
Dados do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) mostram que, na década de 1970, os orizicultores chegavam a usar 4 mil litros de água durante todo o ciclo de uma lavoura para produzir um quilo do grão. Com o avanço dos estudos e pesquisas, agora a média é de 1,25 mil litros e a meta é chegar a mil litros, diz o pesquisador do Irga Elio Marcolin, especializado no tema.
— Os produtores são conscientes dessa questão da água e sabem quanto isso é importante. Também há outros benefícios porque, se diminuir a captação de água, gasta menos com energia — lembra Marcolin, referindo-se à elevação das tarifas de luz, insumo essencial para a irrigação.
Economia de olho na próxima safra
Uma das formas de

Relacionados