Escassez da agua

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (494 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1/06/2012 - 09:58
Rio + 20: Tecnologia brasileira já recupera águas de rios e lagos em grandes cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte
A água é uma das sete questões críticaslistadas pela Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. A escassez e má qualidade da água impactam, entre outras coisas, na segurança alimentar e nas condições desubsistência em todo o mundo.
Tendo em vista que a água é um bem finito, a temática do momento deve ser a recuperação de rios e lagos, especialmente nas grandes metrópoles.
O Brasil já emprega esforçosnesse sentido há alguns anos, utilizando o processo de aplicação sequencial e em fluxo das técnicas de Coágulo/Floculação e Flotação para melhoria de cursos e corpos d'água nos principais centros urbanosdo País, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.
A tecnologia, denominada FLOTFLUX® e desenvolvida pela DT Engenharia, é 100% nacional e inédita em escala mundial, com patente e marcaregistrada junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Pode ser empregada em tratamento de água, esgoto, rios e balneários.
No Rio de Janeiro, o sistema está instalado em Unidades deTratamento de Rios (UTRs) em Jacarepaguá (UTR Arroio Fundo), na praia de Barra de Guaratiba (UTR Guaratiba), no Aterro do Flamengo (UTR Rio Carioca) e na Comunidade da Rocinha em São Conrado (UTR daRocinha), assim como no Piscinão de Ramos, que possui um sistema de tratamento patenteado desde a captação da água até a sua destinação para a Baía de Guanabara.
O complexo lagunar de Jacarepaguáterá, até 2016, 6.250 litros de água tratada por segundo através das UTRs. O projeto compreende, além da Unidade do Arroio Fundo, que já trata 1.800 litros por segundo, outras quatro a serem construídasnos rios Arroio Pavuna, Anil, Canal Pavuninha e Rio das Pedras.
O início da construção das novas UTRs está previsto para o início de 2013. A proposta é que esteja realizada até as Olimpíadas de...
tracking img