Escambo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (573 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1 DO ESCAMBO AO AUTO SERVIÇO

O comércio existe à desde os tempos primórdios quando já havia necessidade de se fazer barganha de produtos agrícolas.
Muitos agricultores faziam seus plantios,porém entre todos havia a necessidade de fazer a barganha por produtos e sementes diferentes de sua rotina. Nas trocas eram oferecidos diversos tipos de produtos tais como: sementes novas, produtos dehortas, agriculturas como trigo, milho, arroz, feijão, carnes de: gado, porco, galinhas, etc. Assim como seus derivados: leite, queijo, ovos, banha, lingüiça, toucinho, confecções com o couro, roupas esapatos, etc.
As donas de casas trocavam seus trabalhos manuais, como: bordados, tricôs, crochês, panos de pratos etc.
Essas barganhas muitas vezes eram desagradáveis, pois o ato de barganhar nemsempre era justo não havendo ainda os padrões de pesos e medidas.
Muitas vezes o chefe de família precisava andar dias e dias para se conseguir fazer uma boa barganha, normalmente os pontos de trocaseram feitas em lugares considerados como feiras, onde o termo escambo tinha dinamismo. O objetivo era trocar seus produtos por produtos diferentes não só para o sustento da família mas também para umplantio diferente.
Como ainda não existia os padrões de peso e medidas, um sempre saia em desvantagem. Nessa época as barganhas eram feitas simultâneas entre as duas pessoas, não podendo ter maisparceiros, somente dois.
Com o crescimento da população começavam formar vilarejos, comunidades, pequenas cidades e com esse crescimento surge a moeda, o nosso conhecido dinheiro.
As trocas demercadorias por mercadorias acabaram. Tudo ficou mais simples, as mercadorias neste momento passam a ser barganhadas por moedas, e não mais por mercadorias e agora tudo se tinha um valor de compra. Atémesmo os serviços começaram a ser pagos por um valor em dinheiro.
Os produtos como: alimentos não perecíveis, roupas, ferramentas, etc, eram oferecidos através de um balcão, tendo a necessidade de...
tracking img