ESCALASok

444 palavras 2 páginas
1 ESCALAS
Para a fabricação de um objeto em uma indústria é necessário o seu desenho, porém, nem todos os objetos podem ser representados no papel de acordo com a sua verdadeira grandeza. Nesse momento são empregadas as escalas, com o objetivo de dimensionar os objetos independentes do seu tamanho.
1.2 DEFINIÇÃO
Segundo a NBR 8196/99, para o efeito dessa norma, deve ser aplicada a NBR 10647, no qual, refere-se ao tipo de desenho técnico que sera representado no plano e ao seu tamanho. No desenho técnico a escala deve esta contida na legenda e seguir as seguintes relações:
ESCALA 1:1, para escala natural;
ESCALA X:1, para escala de ampliação (x > 1);
ESCALA 1:X, para escala de redução (x > 1).

Por exemplo:
Suponha - se que um determinado objeto seja muito grande (prédios, casas e etc.) para ser representado em uma folha de papel, nesse caso, será utilizada a escala de redução, a fim de reduzi-lo a um nível que caiba em uma folha.
Se o objeto for pequeno demais (peças eletrônicas e etc.), será utilizada a escala de ampliação, para que seus detalhes se tornem mais visíveis.
Caso o tamanho do objeto possa ser representado em uma folha (chave, caneta e etc.), será utilizada a escala natural, desde que não afete suas características. Observando que, o tamanho da folha seguira o tamanho da serie A e seu tamanho dependera do objeto analisado referente à NBR 10068 e, será desenhado em espaços demarcados segundo a NBR 10582.
1.2.1 Dimensionamento
Além de ser representado na forma tridimensional, o objeto, no desenho técnico, deve conter informações a cerca de sua dimensões. São elas que iram definir tamanhos do objeto real, incluindo diâmetros, comprimentos, ângulos entre outro detalhes que compõem sua forma espacial. Tais forma são descritas através de cotas, sendo atribuídos ao objeto valores numéricos entre outras características citadas no item 2 deste trabalho.
1.3 ESCALA NUMÉRICA E GRÁFICA
1.3.1 Numérica
A escala numérica é dada pela seguinte expressão:
E =

Relacionados