Escalas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (858 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE ENGENHARIA KENNEDY
CURSO: ENGENHARIA CIVÍL

GILMAR DE FREITAS REIS

ESCALAS

BELO HORIZONTE MG
NOVEMBRO 2012

GILMAR DE FREITAS REIS

ESCALAS
Trabalho de pesquisaapresentado à disciplina de Topografia, do curso de Engenharia Civíl da Faculdade de Engenharia Kennedy

BELO HORIZONTE MG
NOVEMBRO 20121

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo maior esclarecimento sobre Escalas, mostrando como utilizar, onde e como são utilizadas. Visando mostrar os tipos de escalar e tamanhos,mostrando a enorme importância da existência das escalas.


2

Escalas
O mapa é uma imagem reduzida de uma determinada superfície. Essa redução - feita como uso da escala - torna possível a manutenção da proporção do espaço representado. É fácil reconhecer um mapa do Brasil, por exemplo, independente do tamanho em que ele é apresentado, pois a suaconfecção obedeceu a determinada escala, que mantém a sua forma. A escala cartográfica estabelece, portanto, uma relação de proporcionalidade entre as distâncias lineares num desenho (mapa) e as distânciascorrespondentes na realidade.
As escalas podem ser indicadas de duas maneiras, através de uma representação gráfica ou de uma representação numérica.

Escala gráfica
A escala gráfica érepresentada por um pequeno segmento de reta graduado, sobre o qual está estabelecida diretamente a relação entre as distâncias no mapa, indicadas a cada trecho deste segmento, e a distância real de umterritório. Observe:

De acordo com este exemplo cada segmento de 1cm é equivalente a 3 km no terreno, 2 cm a 6 km, e assim sucessivamente. Caso a distância no mapa, entre duas localidades seja de 3,5 cm, adistância real entre elas será de 3,5 X 3, ou 10,5 km (dez quilômetros e meio). A escala gráfica apresenta a vantagem de estabelecer direta e visualmente a relação de proporção existente entre as...
tracking img