Escala para Avaliação das Características Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores SCBCSS-ESCALA

1368 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho refere-se à observação e aplicação da Escala para Avaliação das Características Comportamentais de Alunos com Habilidades Superiores SCBCSS-ESCALA, realizada na UAC (Unidade de Atendimento a Criança) da UFSCar em uma criança com indícios de altas habilidades/Superdotação.
A observação foi realizada durante as atividades escolares e na hora do lanche, totalizando duas horas.

2. Desenvolvimento

2.1 Observação

A instituição situada dentro da UFSCar tem um ambiente alegre, com uma decoração infantil e estimuladora, várias salas de aula, um refeitório, berçário e um parquinho.
Quando a discente chegou ao local, foi encaminhada para uma sala de espera, onde aguardou a chegada da coordenadora, que a levou a uma sala de aula, a qual foi indicada com uma aluna com indícios de altas habilidades.

O número de alunos do curso de Educação Especial excedia o número de crianças para observar, então a observação foi feita em duplas. As discentes ficaram no grupo 4, com crianças de 4 a 5 anos, logo que chegaram, foram recebidas com muitos olhares curiosos e uma aluna as recebeu dizendo que sua mãe fazia Educação Especial, apesar de não terem falado nada a ela.

A professora disse que observariam a aluna M, mas esta ainda não tinha chegado, ela também indicou a aluna G, com indícios de altas habilidades, mas a criança já teria sido observada pelo grupo anterior.

Notou-se que a sala era grande com quatro mesas coloridas com cadeiras dispostas aleatoriamente, vários desenhos pregados na parede, um sistema solar feito pelos alunos com a ajuda da professora, uma estante cheia de brinquedos e desenhos feitos pelos alunos em um varal. As crianças brincavam de jogo da memória na primeira mesa, na segunda a professora contava histórias e na terceira um menino e uma menina montavam um quebra-cabeça com a estagiária.

Passou-se um tempo e a professora disse que a aluna M talvez não

Relacionados