Escala de voo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1836 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
A execução escala de voos, juntamente com a coordenação de voos e o despacho operacional de voos são os principais departamentos que constituem o chamado centro de controle operacional de uma companhia aérea. Neste trabalho abordaremos a importância logística da execução de escala nas operações aéreas, e o impacto gerado pela mesma. Já que uma aeronave não pode decolar semtripulação.
Descreveremos como é dividido o setor e quais a funções de cada cargo, de forma a deixar claro a necessidade de haver um setor exclusivamente voltado ao controle dos tripulantes de cada voo, visto que, por ser dinâmica, não se pode prever com precisão quando a aviação sofrerá intempéries, e, portanto deve-se estar sempre preparado para o pior.

2. A logística da escala de voos

Aexecução de escala de voos, departamento que funciona 24 horas por dia e emprega mais de 100 funcionários, tem como obrigação disponibilizar o número de tripulantes necessários para a realização dos voos, tendo que se adaptar com as mudanças que ocorrem diariamente na malha da empresa e seus atrasos, sempre se preocupando com a adequação da regulamentação da tripulação, e está subdividida em 3 grupos(atendentes; execução de escala e crew recovery).
2.1 Atendentes
Responsáveis por atender ligações dos tripulantes, realizar ligações quando for necessário avisá-los de alguma alteração. Além disso, devem consultar avisos criados pela execução, para verificar se o tripulante ficou ciente da alteração em sua escala, e, caso não tenha ficado, prosseguirá com a ligação quando for conveniente,sempre respeitando os devidos descansos. Outra incumbência desta função é realizar bloqueios de assentos para os tripulantes, quando estes vão de extra à serviço em algum voo, ou seja, vão a trabalho, porém sem exercer função a bordo da aeronave.
2.2 Execução de escala
Este subdepartamento tem a função de fazer as alterações com base nas informações prestadas pelos atendentes e/ou bases emque a companhia opere. Também acompanham relatórios quanto ao excesso ou falta de tripulantes nos voos do dia vigente, além de relatórios quanto à regulamentação apenas para a data em questão. Devem substituir os tripulantes que não comparecem ou atrasam, e remanejar as tripulações em casos de interrupção de jornada fora da base de apresentação.

2.3 Crew Recovery
Os funcionários destesetor têm como atividade, receber e-mails de liberações de dispensas médicas ou solicitações da chefia dos tripulantes e pô-los em prática. Além disso, são responsáveis por gerar relatórios quanto à regulamentação dos tripulantes para datas futuras e remanejar o número de reservas e sobreavisos. Lidam também com a atualização da escala com relação a ensinos que não estavam previamente programados, eremarcação dos mesmos em casos de dispensas médicas ou não comparecimentos. Este setor está ligado principalmente às datas futuras, e tentam otimizar as rotas evitando, por exemplo, voos com tripulações de extra, e tentam aproveitar ao máximo as horas que cada aeronauta está apto a cumprir.

3. O planejamento de escala

Este departamento é separado da execução de escala. Ao planejamento deescala cabe providenciar a escala de todos os tripulantes de cada mês, tendo por obrigação, prevista em lei, que publicar a escala no mínimo 2 dias antes do início de cada mês. Este setor atua em horário comercial, uma vez que não há o mesmo dinamismo encontrado na execução.
A principal diferença entre estes departamentos é que enquanto execução se preocupa com alterações imediatas, ou seja, emmanter a operação da empresa aérea, o planejamento tem um mês para se preparar, apesar de o trabalho ser similar.

4. Alterações de escala

Alterações na escala ocorrem o tempo todo e pelos mais diversos motivos. Sendo os principais: dispensas médicas, faltas por motivos particulares, aeroportos fechados, condições meteorológicas, pouco tempo de conexão entre voos, acionamentos em...
tracking img