Esboço e resumo do livro de 1 macabeus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de junho de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Esboço do livro de I Macabeus
1- O final do reino de Alexandre e a sua partilha. (1.1-10)
2- Antíoco e a corrupção de Israel. (1.11-28)
3- Traição de Antíoco e sua tentativa em criar um povo com uma só política e religião. (1.29-64)
4- Matatias assumi a liderança entre os judeus, sua influência e sua morte. (2.1-70)
5- Judas assume a liderança e revela-se grande general. (3.1-26)
6-Antíoco reage contra Judas e tenta exterminar os judeus. (3.27-41)
7- Patriotismo de Judas e seus irmãos diante da ameaça de extermínio da nação israelita. (3.42-60)
8- Um novo levante contra Israel, e Judas lidera a resistência. (5.1-67)
9- A ascensão de Demétrio e seu levante contra Israel. (7.1-47)
10- Judas faz aliança com os romanos. (8.1-31)
11- A morte de Judas. Jônatas assume ocomando. (9.1-73)
12- Alexandre, filho de Antíoco, torna-se rei. Jônatas reconstrói Jerusalém e se aliança com Alexandre. (10.1-24)
13- Jônatas reafirma a aliança com os romanos e espartanos. (12.1-23)
14- A morte de Jônatas. (12.39-54)
15- Simão assume a liderança dos judeus. Jônatas, filho de Absalão, é sequestrado. (13.1-54)
16- Captura e prisão de Demétrio (14.1-3)
17- O prósperogoverno de Simão como sumo sacerdote. (14.4-49)
18- O retorno de Antíoco; a queda e fuga de Trifon. (15.1-41)
19- Simão nomeia seus filhos João e Judas para governar. (16.1-10)
20- A traição de Ptolomeu e a morte de Simão e seus filhos. (16.11-23)
Resumo do livro de I Macabeus
O final do reino de Alexandre e a sua partilha. O livro se inicia com a vitória de Alexandre, filho de Filipe daMacedônia, sobre o rei Dario. Após tomar este reino Alexandre ampliou muito o seu império e impôs seu poder bélico aos reinos vizinhos e assim cobrava-lhes tributos. Antes de morrer Alexandre repartiu seu império entre seus amigos e familiares.
Antíoco e a corrupção de Israel. Dessa partilha originou-se Antíoco Epifanes, filho do rei Antíoco. Neste tempo alguns filhos de Israel seduziram amuitos outros dizendo para atarem alianças com outras nações pagãs, pois desde quando se afastaram destas, todo o Israel caiu em muitos infortúnios. Assim edificaram em Jerusalém um ginásio a exemplo dos gentios, dissimulavam a circuncisão e quebraram o voto a Deus para se unirem as nações gentias. Antíoco tornou-se o senhor do Egito e após isso regressou a Israel, entrou em Jerusalém com um grandeexército, foi ao santuário e tomou todos os utensílios sagrados e isso foi motivo de desolação para Israel.
Traição de Antíoco e sua tentativa de criar um povo com uma só política e religião. Dois anos depois, Antíoco começou a cobrar tributo de Israel, foi para Jerusalém com um grande exército, dirigiu-se ao povo com palavras pacíficas, mas logo em seguida atacou a cidade, matou seus habitantes edestruiu toda a cidade e fez de lá uma fortaleza para o seu exército. Os habitantes de Jerusalém fugiram e só ficaram na cidade os estrangeiros. Antíoco publicou em edito para todo o reino, em especial as cidades de Judá para que se esquecessem de seus costumes e suas tradições religiosas para aceitarem os de outros povos, e se alguém não obedecesse seria morto. Muitos em Israel não aceitaram taisimposições e preferiram a morte, e caiu sobre Israel uma imensa cólera.
Matatias assumindo a liderança entre os judeus, sua influência e sua morte. Nesta época levantou-se Matatias e seus filhos João, Simão, Judas. Eleazar e Jônatas e deram início a reação entre o povo de Israel, fazendo com que o povo tivesse uma postura de arrependimento e vergonha diante de Deus por tudo que a nação estavasofrendo por imposição ou por escolha. Os emissários do rei mandaram Matatias sacrificar a outros deuses perante o povo para que ele, como exemplo, influenciasse a todos, mas Matatias foi categórico em dizer que mesmo que todas as nações renegassem a própria fé, ele e sua família permaneceriam firmes. Enquanto Matatias falava, um judeu foi realizar um sacrifício pagão a vista de todos, para...
tracking img