Esboço de um projeto de pesquisa: ludicidade

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 18 de abril de 2011
Esboço de um Projeto de Pesquisa: Ludicidade

Título: A importância da ludicidade das narrativas no processo de ensino-aprendizado nas séries iniciais

Memorial
Para construir o memorial, buscamos orientação em Severino (2002):
O memorial pode ser mais relevante quando se trata de se ter uma percepção mais qualitativa da vida acadêmica, profissional. Busca-se umafinalidade intrínseca que seria a de inserir o projeto de trabalho que motivou o pesquisador no seu projeto pessoal e social mais amplo. Objetiva-se assim explicitar a intencionalidade que perpassa e norteia tais projetos. Pode ser considerado como o momento apropriado para se explicitar e se justificar o(s) significado(s) da pesquisa.

Narramo-nos com um grupo de estudantes do primeiro ano do cursode Pedagogia, modalidade à distância das Universidades Ulbra/Iesde. Este grupo é formado por aproximadamente 11 estudantes e se reuniu por afinidades, que se manifestavam já em sala de aula, na realização de trabalhos presenciais e coletivos.
Na nossa turma observamos, grosso modo, estudantes que se identificam pelo trabalho em escolas e sua predileção por estudos mais práticos e, outras/osque não trabalham no ensino formal e possuem uma tendência a valorizar os aprofundamentos teóricos. É claro que estas são categorias generalizantes e não podem ser consideradas rigorosamente, não obstante, parece existir uma espécie de regularidade bipartida para a formação de grupos.
Dessa maneira, foi composto o presente coletivo, partindo de um convite geral, mediado pela tutora, surgirammanifestações e argumentos em direção à possibilidade de se fazer dois grupos. O grupo que tinha marcado reunião na casa de uma colega e o outro que escolheu as salas do “POP”. Neste presente coletivo todas/os trabalham ou estão procurando emprego, mas não há quem trabalhe na rede escolar. No nosso entendimento o trabalho proposto é muito significativo e desafiador. É-nos é desconfortável a idéia defazer um trabalho de cunho educativo, que visa a trazer cientificidade e qualificação à formação inicial, apenas constar, para “passar” nas disciplinas.
Numa primeira reunião do grupo foi proposta a dinâmica “tempestade de idéias”. Foi feita uma rodada de falas, onde cada estudante sugeria um tema e expunha o que pretendia com ele e um relator anotava as idéias. Depois foram lidas e houve umdebate livre, com as defesas e indicações das propostas. Durante este processo as/os participantes se perguntaram continuadamente sobre se haveria propostas para incrementar esta dinâmica. Medida que parece ter estimulado a empatia do grupo, em relação a um consenso mínimo, para se delimitar a temática.
Das temáticas sugeridas, muitas tinham aspectos em comum, algumas divergiam bastante (por exemplo:estudar a dimensão avaliativa do curso que se está realizando). Com a fala livre, apareceram bastantes digressões e narrativas de vivências, mas, o grupo logo chegou a um acordo sobre a temática, ciente de que um projeto vai se delineando na sua trajetória, podendo ser reavaliado e mudado. Chegou-se ao seguinte enunciado, como consenso mínimo: Jogos de palavras, contos e histórias narradas, aludicidade na linguagem verbal.
O grupo pode ser representado por uma tendência de formação, aproximações com o conceito de professores reflexivos ou mesmo, professores pesquisadores. Reconhece que a proposta do currículo [ao qual é sujeito] em aprender no estilo formativo ainda é questão que está longe de uma cultura arraigada na sociedade.
A educação moderna nos acostumou aaprender/mostrar/ensinar as informações e conteúdos como prontos, estáticos, finalizados, acobertando, desmerecendo o processo de como se chegou a eles. Criando assim uma noção (implícita introjetada) de separação entre produção e comunicação, ou de outra forma as autoridades que “criam e descobrem as informações” e aquelas que fazem a "transmissão", ainda, o pólo produtor, os cientistas, teriam pressuposta uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Esboço de projeto de pesquisa
  • Esboço de projeto de pesquisa
  • Esboço de pesquisa
  • Esboço projeto
  • Esboço para projetos
  • Projeto
  • esboço do projeto
  • Esboço de Projeto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!