Esatrutura do sistema de ensino no brasil

907 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO

Há duas importantes razões para conhecer e analisar as relações entre o sistema educativo e as escola. De um lado , as políticas educacionais e as diretrizes organizacionais e curriculares , portadoras de intenções , idéias , valores e atitudes que influenciam as escolas e profissionais da educação na configuração das práticas formativas dos alunos determinando um tipo de sujeito a ser educado . De outro lado , os profissionais podem ou não aderir a tais políticas e diretrizes , ou discutir entre eles uma forma de inovar e formular coletivamente praticas inovadoras para formação de um outro tipo de sujeito a ser educado.
Por isso em um caso e em outro , devemos analisar as formas pelas quais se relacionam as políticas educacionais ,a organização e a gestão da escola e a prática pedagógica na sala de aula . No entanto não basta somente o professor ocupar-se em sair-se bem na aula ; é preciso que ele reconheça e tenha consciência das intenções do sistema escolar na conformação do sujeito / professor e de sujeito/aluno.
Através deste analise possamos : conhecer e analisar as políticas educacionais ; as reformas do ensino e os planos de diretrizes organizativas e curriculares em relação ao sistema escolar e as escolas , historicamente ; situar o sistema escolar , as escolas e o trabalho do professor no contexto das transformações que ocorrem na sociedade ;desenvolver conhecimentos e competências para atuarem de forma eficiente e participativa nas práticas de organização e de gestão da escola e na transformação dessas praticas.

A Lei de nº 9.394 de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996 (LDB 9.394/96), é a que estabelece a finalidade da educação no Brasil, como esta deve estar organizada, quais são os órgãos administrativos responsáveis, quais são os níveis e modalidades de ensino, entre outros aspectos em que se define e se regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios

Relacionados