Esatica

738 palavras 3 páginas
Plano Inclinado - Exercícios

Questões:
01. Um bloco é colocado, em repouso, em um plano inclinado de a em relação ao plano horizontal. Sejam k1 e K2 respectivamente os coeficientes de atrito estático e dinâmico entre o bloco e o plano de apoio. Sendo g o módulo da aceleração da gravidade, pede-se: a) Qual a condição para que o bloco desça o plano? b) Calcule o módulo da aceleração, supondo que o bloco desce o plano. 02. (UFPE) No plano inclinado da figura abaixo, o bloco de massa M desce com aceleração dirigida para baixo e de módulo igual a 2,0m/s2, puxando o bloco de massa m. Sabendo que não há atrito de qualquer espécie, qual é o valor da razão M/m? Considere g = 10m/s2.

03. No esquema da figura os fios e a polia são ideais e não se consideram resistência e o empuxo do ar. O sistema é abandonado do repouso. Os blocos A e B têm massa de 2,0kg. O módulo de aceleração de gravidade vale 10m/s2 e a = 30°.

Supondo a inexistência de atrito, determine: a) o módulo da aceleração do sistema; b) a intensidade da força que traciona a corda. 04. Considere um plano inclinado que forma ângulo q com o plano horizontal. Sendo sen q = 0,60, cos q = 0,80 e g = 10m/s2, calcule: a) a intensidade da aceleração de um corpo que escorrega livremente neste plano, sem atrito; b) o coeficiente de atrito dinâmico entre um corpo e o plano, para que o corpo lançado para baixo desça o plano com velocidade constante. 05. (CESGRANRIO) Um corpo de massa m = 0,20kg desce um plano inclinado de 30° em relação à horizontal. O gráfico apresentado mostra como varia a velocidade escalar do corpo com o tempo.

a) determine o módulo da aceleração do corpo;
b) calcule a intensidade da força de atrito do corpo com o plano. Dados: g = 10m/s2, sen 30° = 0,50, cos 30° = 0,87. 06. (VUNESP) Um bloco de massa 5,0kg está apoiado sobre um plano inclinado de 30° em relação a um plano

Relacionados

  • normas regulamentadoras
    456 palavras | 2 páginas
  • Observação dos principios de bernoulli
    1413 palavras | 6 páginas