Esaio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1126 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso Superior de Pedagogia
UNOESC

Ensaio
Esse trabalho tem o objetivo de refletir conceitos que foram discutidos no curso superior de Pedagogia da Primeira Fase da UNOESC (Universidade do Oeste Catarinense).
As crianças possuem características que as diferenciam uma das outras. São brancas, negras, meninas e meninos. Têm necessidades diversas como, de aprendizagem, locomotoras, etc.Criança é um ser concreto, que hoje é dona de direitos e deveres como qualquer outro ser humano; é amparada por lei, tem sua própria legislação, mas nem sempre foi assim.
Cidadania é o uso garantido de um conjunto de direitos fundamentais, mas esses começaram a serem definidos recentemente, com a declaração dos Direitos Humanos da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1948, e Direitos da Criança em1959. Na constituição Brasileira de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1989, os direitos da criança são enumerados de forma ampla.
A criança possui vários direitos:
Direito a uma oportunidade justa. Oportunidades existem, e esta muito defasado na sociedade para que estes sejam aproveitados. Enquanto crianças existem mais direitos e menos deveres, ao mesmo tempo que se da muitosdireitos à criança é preciso impor-lhe limites para construir sua educação.
Direito ao Colo e Aconchego. Colo não estraga, é amor, atenção e carinho.
Direito às vacinas. Vacina não é remédio: é preciso vacinar seu filho enquanto ainda não esta doente, para preservar sua saúde.
Direito de ser criança. O amadurecimento precoce é nocivo ao desenvolvimento das crianças.
Direito de ser feliz. Averdadeira felicidade da criança não está em manter todas as coisas sem muito significado, mas sim em ter as coisas que são preciso para viver como alimentação, saúde, educação...
Direito à liberdade. O direito à liberdade na infância, é ter o direito de ser cidadão respeitado perante à sociedade.
Direito de não ser rotulado. Quando a criança sofre bulling assume uma imagem que não é dela.Direito de chorar. É a primeira forma de comunicação do ser humano.
Direito à não violência. Quando a criança sofre violência troca o carinho pelo medo. A paz começa em casa.
O direito de brincar. Brincando é que a criança organiza o mundo, domina papéis, situações e se prepara para o futuro.

Na nossa sociedade existem 4 tipos de conhecimentos:
Conhecimento de senso comum: é aquilo quetodo mundo sabe. Eu acho, eu penso, eu vi... (Instinto).
Conhecimento Teológico: Estudo da fé- divino. Ensinamento de uma filosofia da vida sagrada na crença de Deus.
Conhecimento filosófico: Investigação do mundo das ideias. Base é a filosofia- capacidade de reflexão.
O fundamento da filosofia é a pergunta.
Conhecimento científico: Comprovar a existência do conhecimento; explorar os diferentesconhecimentos criar um método cientifico que sistematize, organize e comprove, comprova a verdade ou o mais próximo da verdade.
Nas sociedades primitivas as crianças não tinham um lugar específicos para elas, participavam de tudo que acontecia na comunidade de festas, trabalhos, orgias, enfim de tudo.
O trabalho que era realizado sempre tinha um caráter lúdico. Tudo tinha caráter de festa, decelebração.
Com a idade moderna passou-se a dividir tempos e espaços, praças e ruas deixaram de ser lugar de encontro, celebração . Essa divisão ocorreu também nas casas. Surgem espaços e tempos especializados: de um espaço amplo e aberto surgem os quartos, corredores, o espaço para as refeições, da visita, da bagunça. E com essa divisão as pessoas passam a se distanciar cada vez mais, osadultos passam a trabalhar mais e nas poucas horas que passam em casa na maioria das ficam em frente à televisão, enquanto as crianças ficam jogando vídeo game ou no computador. Graças a isso, o índice de obesidade entre crianças é cada vez maior em todo o mundo. “Especialistas alertam que um terço das crianças do mundo são obesas.”(site Terra,16/08/2004).
A família e a escola devem ser parceiras...
tracking img