Erup es vulc nicas e terremotos nos ultimos 10 anos

1667 palavras 7 páginas
Erupções vulcânicas e terremotos nos últimos 10 anos
Erupções vulcânicas
O que é erupção vulcânica?
Erupção vulcânica é um fenômeno natural que ocorre nos vulcões, que em determinado momento derramam magma através de sua abertura superior, a chamada "chaminé vulcânica". Ao iniciar sua fase de atividade, o vulcão libera gases de enxofre, de alto teor tóxico, seguindo-se então explosões que resultam no lançamento de lava na áre As 10 maiores erupções vulcânicas
Unzen
O vulcão Unzen está localizado no Japão e já entrou em erupção diversas vezes, mas a mais violenta aconteceu em 1792.
Diversas cúpulas de lavas entraram em colapso e com isso ocasionou uma enorme tsunami – já não basta as nuvens tóxicas, o fogo e ainda tsunami? Pois é! O desastre em 1792 matou muito mais de 15 mil pessoas.
Recentemente, em 1991, o vulcão entrou em erupção novamente e matou cerca de 43 pessoas, entre elas alguns cientistas que estavam estudando no topo do vulcão no exato momento que ele entrou em erupção.
Nevado del Ruiz
Em 1985, o vulcão Nevado del Ruiz entrou em erupção e matou mais de 25 mil pessoas, a maioria destas estavam dormido e nem perceberam o que realmente estava acontece, a erupção provocou diversas inundações causando mais mortes. O Nevado já entrou em erupções algumas vezes e por isso tem o apelido de “leão adormecido”.
Toba
O vulcão localizado em Sumatra – Indonésia, entrou em erupção em mais ou menos 60 mil anos a.C. A erupção desse vulcão foi uma das mais violentas e gigantescas da história, por conta disso há uma teoria que diz, que foi por causa dessa erupção que ocorreu uma queda brusca na população mundial, criando um efeito de gargalo – é um evento evolucionário do qual uma quantidade significativa da população mundial morre ou deixa de se reproduzir. As cinzas do vulcão chegaram a 30 km de altura e cobriram todo o sul da Ásia.
Laki
Em 1783, um vulcão da Islândia, ficou por oito meses expelindo lavas! Ocasionando nuvens tóxicas que mataram centenas de animais e,

Relacionados