ertwedsd

1026 palavras 5 páginas
Lógica e
Discurso
Trabalho realizado por:

Termo
Em um dado sistema lógico, um termo é um nome associado a um objecto do universo de discurso.
Por exemplo: na lógica de estudo dos números inteiros, "2 +
2" é um termo, e este termo serve de nome para o número inteiro 4 (que é o resultado da operação anterior).
Um termo é também a expressão verbal de um conceito, variável segundo as línguas e podendo ser constituído por uma ou mais palavras, e aplica-se em determinada classe de palavras. Raciocínio
O Raciocínio (ou raciocinar) é uma operação lógica discursiva e mental. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir, através de mecanismos de comparações e abstrações, quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. Das premissas chegamos a conclusões.
Foi pelo processo do raciocínio que ocorreu o desenvolvimento do método matemático, este considerado instrumento puramente teórico e dedutivo, que prescinde de dados empíricos. Proposição
Proposição é um termo usado em lógica para descrever o conteúdo de asserções. Uma asserção é um conteúdo que pode ser tomado como verdadeiro ou falso. Asserções são abstrações de sentenças não linguísticas que a constituem. A natureza das proposições é altamente controversa entre filósofos, muitos dos quais são céticos sobre a existência de proposições. Muitos lógicos preferem evitar o uso do termo proposição em favor de usar sentença.

Premissa
Na lógica, uma premissa é uma fórmula considerada hipoteticamente verdadeira, dentro de uma dada inferência.
Esta constitui-se de duas partes: uma coleção de premissas, e uma conclusão. Premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
Uma dada fórmula pode ou não ser conclusão de uma dada colecção de premissas. Isto depende da Lógica ou do sistema lógico considerado.

Silogismo
Um

Relacionados