ERROS E MITOS EM AC STICA ARQUITET NICA

3976 palavras 16 páginas
paper ID: A118 /p.1

Erros e Mitos em Acústica Arquitetônica: isopor, caixa de ovos e afins
E.B. Viveiros
GAAMA – Grupo de Acústica Arquitetônica e do Meio Ambiente – Laboratório de Conforto Ambiental –
Universidade Federal de Santa Catarina, Cx.P 476, Florianópolis, SC, Brasil, elvira@arq.ufsc.br

RESUMO: A acústica arquitetônica, e mais especificamente a acústica de salas, é uma área de conhecimento relativamente nova, cujos fundamentos foram estabelecidos na segunda década do século XX com as pesquisas do americano Wallace C. Sabine sobre reverberação. A câmara reverberante do Riverbank Labs, pronta em 1918, permitiu que Sabine formulasse a famosa expressão do tempo de reverberação. A partir daí, o entendimento sobre o campo acústico em ambientes fechados desenvolveu-se rapidamente. No Brasil, somente no final daquele século é que a área de conhecimento começou a tomar forma, quase que exclusivamente através das pesquisas desenvolvidas nos cursos de engenharia mecânica. Agora, no início do século XXI, estudos têm sido conduzidos em diversos centros, freqüentemente em escolas de arquitetura. Mais recentemente, a acústica de edificações, e em especial o isolamento acústico, tem despertado interesse da população dos centros urbanos, talvez induzida pelo anseio de melhora das edificações brasileiras, tão desprovidas de qualidade acústica.
Infelizmente, porém, com o florescimento do tema em eventos científicos, e mesmo na mídia não especializada, observa-se a repetição exaustiva de erros conceituais, o que prejudica a disseminação do conhecimento acumulado. Este artigo trata de erros conceituais e “mitos” que foram levantados, ao longo dos anos, em publicações de grande alcance e, até, em veículos especializados, tais como anais de congressos brasileiros.
Apresentam-se exemplos representativos às análises em questão, e não particulares a determinado autor que, em cada caso, procurou-se preservar a identificação. São discutidas as possíveis razões que elevam elementos

Relacionados

  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas