Erros e fraudes em auditoria e o posicionamento do auditor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ERROS E FRAUDES EM AUDITORIA E O POSICIONAMENTO DO AUDITOR

André R. dos Santos (G-UEM) Andréa F. Sepúlveda (G-UEM) Eduardo T. Bergamaschi (G-UEM) Marcos R. Previati (G-UEM) Rúbia M. Fernandes (G-UEM) Reinaldo Camacho (UEM)

Resumo
O presente artigo conceitua atos intencionados ou não intencionados cometidos nas entidades denominados de fraudes e erros em auditoria. Tendo este como objetivodemonstrar o posicionamento e quais cuidados o auditor deve tomar perante tais fatos. Outro destaque deste estudo é evidenciar se um sistema contábil e de controle interno eficaz reduz a probabilidade de distorção das demonstrações resultante de fraude ou erro. Destaca-se também o Caso Enron, onde permite uma visualização das conseqüências da falta de controle interno adequado e da omissão dosauditores diante das demonstrações, levando-a a falência.

Palavras-Chave: erro, fraude, auditor.

Introdução

Vive-se hoje num mundo cultural e economicamente globalizado onde as organizações enfrentam uma concorrência a nível mundial e, nesse contexto, cada esforço realizado eficazmente faz grande diferença, mas em contrapartida cada erro e/ou fraude se torna um fardo cada vez mais pesado edifícil de suportar tornando a vida da organização mais curta. Nos últimos tempos um bom número de grandes empresas tiveram suas particularidades expostas a mídia por graves problemas, que são os erros e fraudes existentes na contabilidade, e que de alguma maneira passou a comprometer o relacionamento com o meio no qual atua. Existe toda uma preocupação em manter a atividade da empresa, ou seja, emfazer com que ela permaneça no mercado de trabalho conquistando seus objetivos e trabalhando para o bem estar social, e para que isso ocorra faz-se necessário trabalhar de forma clara, consciente e responsável sem acarretar prejuízo ao patrimônio ou agredir o meio. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a diferença entre erros e fraudes cometidos no âmbito de uma entidade, evidenciar que oserros são passíveis de correção, mas, por outro lado às fraudes são bastante difíceis de descobrir e que se relevante poderão

2

acarretar conseqüências irreversíveis à organização. É também objetivo deste mostrar as conseqüências decorrentes da má utilização das normas contábeis e controles internos. Para a elaboração deste artigo foi evidenciada primeiramente uma fundamentação teórica sobreos conceitos de erros e fraudes em auditoria, o posicionamento do auditor e cuidados a serem tomados na presença dos mesmos e na seqüência fez-se menção ao caso da empresa Enron, uma grande organização norte-americana do setor de combustíveis e energia.

Conceito de Erros e Fraudes em Auditoria

As Normas Brasileiras de Contabilidade – NBCT 11 (1997, p. 3) define fraude como:
ato intencionalde omissão ou manipulação de transações, adulteração de documentos, registros e demonstrações contábeis; e erro, o ato não intencional resultante de omissão, desatenção ou má interpretação de fatos na elaboração de registros e demonstrações contábeis.

As fraudes normalmente aparecem nos registros de ativos, passivos e resultados, sendo ocasionado muitas vezes por apropriação indébita deativos, retirada de dinheiro do caixa sem ser contabilizado, omissão de registros contábeis ou transação sem comprovação entre outros fatos, ou seja, fatos não registrados como retirada de dinheiro de um lugar para colocar em outro “tapa buraco” e aplicação de práticas indevidas, pode-se dizer que a fraude é uma ação premeditada para lesar alguém. Na fraude do balanço contábil, os ativos geralmente sãosupervalorizados e os passivos, diminuídos, com o intuito de atrair compradores, fornecedores a fim de demonstrar que a empresa passa por boa situação econômica e financeira. Segundo La Rocque (1999, p. 51) “a fraude se constitui em prática perniciosa prejudicial à empresa”. As fraudes provocam, alem de grandes perdas financeiras, outras conseqüências por demais devastas. No âmbito do ambiente...
tracking img