Erros e Acertos do nado craw e nado costa

1312 palavras 6 páginas
NADO CRAWL

O nado crawl é um dos estilos mais praticados e conhecidos. Porém, mesmo sendo tão popular, os iniciantes ainda têm dificuldades em manter a posição correta na água e coordenar os movimentos, causando ainda mais cansaço e diminuindo o desempenho.
Erros comuns do nado crawl e possíveis formas de corrigi-los:

RESPIRAÇÃO:
ERROS MAIS COMUNS NA RESPIRAÇÃO:
1. Respirar em demasia.
2. Não respirar o suficiente.
3. Segurar a respiração.
4. Respirar de forma profunda.
5. Exalar de forma forçada.
6. Exalar de forma completa, ficando com o tanque vazio.
7. Exalar muito tarde.
8. Mover a cabeça em demasia para respirar.
9. Inspirar e exalar com a face fora d’água.
10. Um dos erros mais comuns é elevar a cabeça para respirar. O movimento aumenta o atrito na água e pode forçar as pernas para baixo, atrapalhando a fluência do nado.
Estes erros bastante comuns e diversos, afetam a técnica da respiração, a técnica do nadador, a parte fisiológica do atleta.

PARA TER UMA RESPIRAÇÃO EFETIVA
1. Ritmo respiratório: Encontrar o ritmo adequado a prova, ao nadador, é fundamental para o sucesso da ação respiratória.
2. Velocidade: Aprender a executar o movimento de forma efetiva e rápida, sem afetar a técnica do nado.
3. Volume: Saber respirar de forma adequada deixando algum volume de ar nos pulmões. Este volume pode variar de acordo com a prova, o ritmo e até mesmo durante a própria prova.
4. Variedade: Durante a prova o atleta passa por diferentes momentos. Saber identificar as necessidades de cada destes momentos é fundamental para adequar a sua estratégia de respiração. Tal estratégia pode e deve ser mudada durante a prova e as provas.
5. Relaxamento: Saber respirar de forma tranqüila e efetiva é um grande passo para o nadador tirar proveito da ação respiratória.
6. O movimento correto para se realizar a respiração é girar a cabeça, fazendo um movimento de rolamento, que deve ser feito do

Relacionados

  • Esportes na natureza
    43019 palavras | 173 páginas
  • LIVRO DE PSICOLOGIA EVOLUCIONISTA
    168516 palavras | 675 páginas