Erros na enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erros de enfermeiros: falha humana ou da Saúde?
Uma pesquisa realizada pelo Coren-SP mostrou que a cada dois dias um enfermeiro é acusado de erro durante o atendimento. Por Carla Delecrode
4 de fevereiro, 2011
Um hospital da rede pública do Rio de Janeiro foi cenário de mais uma denúncia de erro de enfermeiros no atendimento médico. “O que vi foi a total falta de compromisso com o trabalho.Isso é mais grave do que qualquer deficiência que o hospital possa ter. A irresponsabilidade e o despreparo é tanto que chegaram ao ponto de colocar o recipiente com a comida, mas sem ligar a máquina de infusão de alimento ou checar se estava funcionando.” O desabafo é de Luis Carlos Nunes do Nascimento, 47, que reclama do tratamento recebido pelo pai, Manuel Texeira, 75, no Hospital de Saracuruna,em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde o idoso ficou dias sem receber a alimentação especial, por erro no atendimento.
Manuel sofreu uma isquemia cerebral e não pode comer sozinho, por isso depende do cuidado de enfermeiros para se alimentar por um tubo de via nasal. Apesar disso, o filho reclama que não eram raras as vezes em que encontrava o recipiente de alimentação cheio e com a data dodia anterior. “Eles (enfermeiros) não prestam atenção no que estão fazendo. O problema é a falta de responsabilidade e de consideração com o ser humano. A minha indignação é que as pessoas ainda querem justificar o erro”, afirmou Nascimento que foi obrigado a contratar uma enfermeira – que trabalha no próprio hospital – para que, durante seu plantão, garantisse que seu pai recebesse os cuidadosnecessários. Apesar disso, o quadro de saúde do idoso já havia se complicado e, hoje, ele completa dois meses no CTI.
A história de Manuel é uma entre centenas em que erros de enfermeiros acabam trazendo danos graves à saúde dos pacientes. Somente em 2010, em São Paulo, foram registradas 250 denúncias contra tais profissionais, o que significa que a cada dois dias um enfermeiro é acusado de errodurante o atendimento. Do total, 20 casos resultaram em morte ou em danos graves aos pacientes, sendo dois deles a história de Stephanie dos Santos Teixeira, 12 — que morreu após receber vaselina na veia em vez de soro fisiológico — e da menina de um ano que teve parte do dedo mínimo decepado enquanto uma enfermeira retirava um curativo. A pergunta que fica é “por quê?”
Para o presidente doConselho Regional de Enfermagem de São Paulo, Claudio Porto, parte da explicação pode estar na qualificação e na supervisão dos enfermeiros. “Um profissional capacitado, qualificado, bem preparado e supervisionado por um profissional enfermeiro não proporcionaria esse erro em hipótese alguma”, afirmou o presidente, se referindo à morte de Stephanie. Ele acredita que o centro do debate deve ser ascondições que a maioria dos profissionais estão submetidos e que favoreceriam a ocorrência de erros.“O problema reside em todo um sistema que facilita o erro, que abre as portas para atitudes sem segurança”, afirmou em nota no site do órgão.
De acordo com o Coren-SP, o cenário que é encontrado pelo enfermeiro no sistema de saúde é de ambientes carentes de quase todos os recursos necessários para garantirum atendimento seguro. “Equipes subdimensionadas, salários incompatíveis com o nível de responsabilidades dos profissionais, estresse, entre outros fatores que quase que obrigatoriamente tornam a assistência de enfermagem um exercício de risco e de sorte/azar, independentemente da competência profissional ou de seu preparo técnico e científico.” Além das más condições de trabalho, o Coren-SPapontou a sobrecarga de função, os péssimos processos de seleção e as múltiplas jornadas de trabalho como circunstâncias que favorecem a ocorrência de falhas. O erro do enfermeiro pode ser apenas a “ponta do iceberg”.
Caro leitor,
Em sua opinião, o que explica os erros recorrentes cometidos por enfermeiros?
Você acredita que casos como o de Stephanie devem ser encarados como consequência das...
tracking img