Erros da arte mahikari

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4180 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERROS DA ARTE MAHIKARI
 
Fundador: Kotama Okada(1901-1974).
Fundação:No Japão em 1959.
O Nome: A palavra é formada por dois vocábulos: MA(verdade) e HIKARI(luz), ou seja a "luz da verdade".
Templo sede: Inaugurado em 1984 na "terra sagrada" de Takayama, Japão,chamado de o grande templo de "SU -ZA" ("Altar dedicado ao Deus Supremo") .

Chegada ao Brasil: Em 1973, conta com 54 templos(osdojôs), cuja sede se encontra na Rua São Joaquim, 105, bairro da Liberdade.
História: Yoshikazu Okada, depois conhecido como Kotama Okada nasceu em 1901 em Nakayama, Japão, era um antigo oficial da guarda imperial japonesa antes de se tornar um industrial arruinado durante a Segunda Guerra Mundial. Depois da guerra aderiu a um movimento religioso chamado "Sekai Kyusei Kyo" (Igreja MessiânicaMundial)que foi fundado em 1934 por Mokichi Okada, que por sua vez era dissidente da seita , "Omoto Kyo". Kotama Okada recebeu revelações especiais de Deus, e fundou em 1959 seu próprio movimento , a "Sekai Mahikari Brunmei Kyodan". Após a morte de Okada, a liderança do movimento foi disputada por sua filha adotiva Sachiko e por um adepto de nome Sekiguchi Sakae. O caso foi levado ao Tribunal Supremo doJapão, que reconheceu Sekiguchi como o único sucessor legal da organização fundada por Okada. Sachiko descontente com a decisão e julgando-se a única a poder suceder seu pai, fundou em 1978 uma facção dissidente, a "Sukio Mahikari" , e esse movimento conta com a maioria dos seguidores de Okada. Posteriormente Sachiko mudou seu nome para Keishu Okada,conhecida também como Oshienushi-sama(Mestre deensinos). Sachiko transmite regularmente ensinos "revelados por Deus" para ajudarem as pessoas criarem um mundo civilizado,e transmite a prática de radiar a "Luz de Deus".
Fontes de autoridade:
1.Goseigen:Livro de palavras sagradas, é a principal fonte de autoridade da A.R, é uma coleção de 486 páginas de revelações que Okada recebeu durante a noite.Esse livro é considerado tão santo que éproibido colocá-lo no chão ou lê-lo sem lavar as mãos primeiro.
2.Mioshie: Os ensinos sagrados.
3.a Bíblia(de acordo com a visão de Okada)
4.os sutras budistas
Doutrinas Errôneas:
Muitas das doutrinas da Arte Mahikari(A.R) foram assimiladas diretamente da Igreja Messiânica Mundial, por exemplo:Teoria das impurezas, pratica da purificação, uso de um medalhão(amuleto),etc. Abaixo estaremosdescrevendo as doutrinas falsas dessa seita, e em seguida a refutação bíblica.

1.Okada é o Messias de Deus
Okada recebeu muitas revelações do Deus Supremo, enquanto que os mensageiros que o precederam(Moisés, Sakymuni, Jesus Cristo, Maomé) não ouviram mais do que a voz dos deuses criados pelo Deus Supremo.
Ele conhece todo o "Programa Divino e os mistérios do Universo" e foi chamado para anunciarao mundo materialista que o futuro será apocalíptico, somente ele poderá purificar e salvar a humanidade, corrigir e reconstruir o mundo e unificar as religiões.
Refutação:
As pretensões de Okada são absurdas, o Messias já veio ao mundo, e esse Messias é Jesus(Mateus 16:16; João 4:25,26). Jesus advertiu-nos dos falsos messias("cristo" no grego,Mateus 24:5). O ensino de que Jesus ouviu apenas "avoz dos deuses criados pelo Deus Supremo" é outro absurdo. Jesus mesmo é o Deus Supremo, Criador dos céus e da terra( João 1:1-3). Acreditar que um Deus Supremo fez deuses menores é uma crença "henoteísta", e a Bíblia ensina apenas o "monoteísmo", ou seja, só há um Deus verdadeiro (Deuteronômio 6:4; I Timóteo 2:5; Tiago 2:19) O verdadeiro Salvador da humanidade é Jesus Cristo ( João 3:17;Filipenses 3:20-21).
2. Okada recebe o título de "Salvador da humanidade"
Kotama Okada é conhecido pelos adeptos da A.R como "Sukuinushi- Sama"("Salvador da humanidade"). Okada se considera o único Salvador da humanidade, enquanto que Jesus Cristo é considerado como um profeta em nível inferior e com menor poder espiritual do que ele.
Refutação:
Como mencionamos anteriormente, somente Jesus é o...
tracking img