Erp x pme

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3558 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
O presente estudo tem por objetivo analisar a presença de sistemas ERP no ambiente de pequenas empresas, para que haja um entendimento das possíveis causas que influenciam essa relação. Para tal realização usaremos o artigo de pesquisa escolhido – “Sistemas integrados de gestão ERP em pequenas empresas: um confronto entre o referencial teórico e a prática empresarial” -, o qualaborda uma comparação entre diversas pesquisas representando a parte teórica, e uma amostra de dez empresas de São Paulo representando a parte prática. Posteriormente o objetivo desse estudo será complementado por uma prospecção de outros artigos de grupos dessa cadeira.
Nosso trabalho se divide em duas partes, a primeira referente ao artigo escolhido, ramificada em assuntos específicos;Características de sistemas ERP; Aspectos relevantes para o sucesso na implantação de ERP; Resultados esperados com a adoção de sistemas ERP; Barreiras e dificuldades na implantação de sistemas ERP, e a segunda com os itens complementares; Lidando com processos de negócio; Tendências ERP de código livre; Impacto do ERP sobre as variáveis estratégicas; e Modos de início de operação ERP.
2. Característicasdos sistemas ERP
2.1. Referencial teórico
Os sistemas ERP são definidos como sistemas de informação que permitem as empresas automatizarem e integrarem a maioria de seus processos. Sua adoção afeta uma organização em todas as suas dimensões: culturais, organizacionais, e tecnológicas. O objetivo primitivo de um ERP não é apenas colocar um software em produção, mas sim melhorar os processos denegócios de uma organização.
Dentre as características do ERP, as principais são: apoio à tomada de decisão, integração entre as áreas da empresa, base de dados única e centralizada, possibilidade de obter maior controle sobre a empresa, informação em tempo real, possui modelos de referência, é um sistema genérico, oferece suporte ao planejamento estratégico, é constituído pelas melhores práticasmundiais de cada função, provê apoio nas operações da empresa, e é orientado à processos.

2.2. Concepção empresarial sobre o ERP
As concepção empresarial do ERP não se difere substancialmente do referencial teórico, podendo ser destacadas as seguintes características: possui banco de dados único, permite a integração entre os setores da empresa, viabiliza acesso fácil e imediato às informações,aperfeiçoa o fluxo de informações entre as diversas áreas, automatiza diversas tarefas administrativas, e possibilita a atualização do parque tecnológico da empresa.

2.3. Conflito entre a prática e a teoria
Ao confrontarmos o referencial teórico com a prática empresarial percebemos que as pessoas não citaram algumas características citadas pelos teóricos como: possuem modelo de referência, sãosistemas genéricos e oferecem planejamento estratégico. Mas citaram algumas características não citadas pelos teóricos como: automatizam as tarefas administrativas e a possibilitam a modernização do parque tecnológico da empresa.
3. Aspectos relevantes para o sucesso na implantação
3.1. Referencial Teórico
A implantação de um ERP é tida pelos teóricos como uma etapa crítica e demorada, pois éum sistema abrangente, complexo e que deve refletir a realidade da empresa. Esta etapa é subdivida em seleção, aquisição, implantação e testes, e para que de fato possa ser sinônimo de sucesso, alguns aspectos chaves devem ser relevados.
O sucesso de um ERP se inicia na seleção. Deve-se avaliar o sistema mais adequado, destacando a necessidade de checar: funcionalidades e adequação do sistema àsparticularidades da empresa, ao fornecedor da solução, e também aos parceiros envolvidos na implantação, sendo recomendado recorrer a uma consultoria experiente no assunto.
Após a seleção, é definido um líder e uma equipe multidisciplinar para a implantação, que deve ser composta por especialistas em tecnologia da informação, e analistas de negócios e consultores com capacitação em redesenho...
tracking img