Erp - modulo rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1316 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA ERP - RH

Recursos Humanos é um dos departamentos que obtém grandes benefícios com sistema ERP. Isso pode ser constatado até mesmo pelas mais de 20 empresas que oferecem softwares e soluções nessa área. Com uma quantidade considerável de processos burocráticos, arquivos, documentação e papelada em geral para administrar.
A implantação de um sistema de ERP permite que muitas dasatribuições normalmente burocráticas do departamento sejam agilizadas. Dessa forma, tarefas trabalhosas como controle do sistema de ponto e emissão de folha de pagamento, ficam sob a responsabilidade do sistema. Entre outras também podem ser mais eficientes com a adoção da tecnologia, como a produção de um histórico mais completo dos empregados que possa ser facilmente acessado.
Para utilizar umsistema desses é aconselhável fazer um levantamento criterioso das necessidades de RH. Um programa de emissão de folha de pagamento é muito diferente de um sistema que integra vários departamentos.
A infra-estrutura adequada atualmente para RH consiste basicamente na manutenção de um banco de dados único capaz de armazenar todas as informações da empresa e dos colaboradores necessárias para oatendimento das estratégias de gestão de pessoas. Um sistema de RH deve conter as seguintes funcionalidades: processamento seguro da folha de pagamento, módulos de gestão de RH interligados entre si, ferramenta de geração de relatório.
O conceito de sistema integrado – ERP consiste no grau de integração e informatização existentes nos diversos processos de uma empresa e controla a necessidade dos recursosnecessários para a sua gestão, com reflexos diretos no desempenho organizacional.
O módulo de folha de pagamento, por exemplo, automatiza grande parte das tarefas do departamento pessoal, onde são feitos os cadastros dos funcionários, entrando com diversos dados sobre a pessoa. Com base nesses dados é realizado o pagamento do salário, calculado Férias, FGTS, Imposto de Renda, etc. A migração dedados nesse caso é feita depois de uma análise dos dados originais e posteriormente a migração deles para o outro banco de dados.
Os benefícios do sistema ERP para RH é que disponibilizam a informação confiável e rápida; interligam setores da organização através do compartilhamento de bases de dados únicas, nas quais cada elemento de dado esteja em um local; e controlam todas as informações deRecursos Humanos, especialmente para empresas com várias unidades de trabalho, os recursos humanos poderão não ter um método simples, unificado para tratamento de horários e comunicação com os funcionários acerca de benefícios e serviços, o ERP pode tratar desses casos.
Esses sistemas chegam a permitir que em uma tela simples o usuário consiga ver facilmente todo o histórico das funções dofuncionário facilitando a tomada de decisão, em um único sistema você consegue controlar as informações de Recursos Humanos eliminando planilhas e controles paralelos.
Desenvolve recursos para atingir suas metas estratégicas. Permitindo identificar lacunas de habilidades para determinar o desenvolvimento necessário dos funcionários e acompanhar os planos de desenvolvimento, fornecer uma estrutura uniformepara gerentes de equipe atingir as metas de desenvolvimento dos funcionários.
Os recursos geralmente oferecidos pelo sistema são:
- Cadastros (funcionários, filiais, bancos e agências, cargos e funções, departamentos, centro de custos, sindicatos, jornadas, verbas da folha, feriados, grau de instrução, vínculo, categoria, ocorrência, tipo de movimento CAGED, tipo de afastamento RE, código desaque CAIXA, RAIS, comprovante de rendimentos);
- Manutenção (verbas mensais, tabela de dados (INSS_IR), adiantamentos, manutenção RH, vale transporte, guia de INSS, SEFIP, CAGED, lançamentos contábeis, gerar arquivo para bancos, rescisão de contrato, PPP, RAIS, DIRF, contribuições sindicais, autônomos, GPS autônomos, MANAD...);
- Consultas;
- Relatórios;
- Recrutamento e seleção;
-...
tracking img