Erp - enterprise resource planning

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Enterprise Resource Planning

O que é ERP?
Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos recursos corporativos é um sistema que contempla praticamente todos os processos administrativos comuns da empresa, que estão encapsulados no sistema na forma de regras de negócio baseadas nas "melhores práticas de mercado" e tem como objetivo a consolidação e consistência dos dados a nível corporativoe não departamental, não tem como objetivo a otimização máxima dos processos de um ou outro departamento, e sim da empresa como um todo.

Características do ERP
• São pacotes comerciais de software
• Incorporam modelos padrões de processos de negócios ("best-practices");
• Constituem sistemas integrados de informações;
• Requerem procedimentos de ajuste.

Evolução históricaEm relação aos ERPs, é impossível entender como chegaram a ter sua forma atual sem que estabeleçamos um paralelo entre sua evolução e a própria evolução dos computadores – software e hardware.
Anos 60 – BOM (Bill of materials – automatizada)
Os primeiros computadores começaram a ficar disponíveis para o uso comercial prático – ainda que a preços enormes se comparados aos atuais. Nesta época,em termos de apoio operacional à tomada de decisão, uma das primeiras aplicações dos recém introduzidos computadores foi a automatização do tratamento das listas de materiais componentes dos produtos – BOM. Não admira que este apoio gerencial tenha sido tão bem-vindo. Imagine, por exemplo, que uma montadora de veículos nos anos 50 tinha que coordenar – da mesma forma que hoje – listas de materiaisde algo entre 5.000 e 10.000 itens de estoque por produto final. O movimento começou nos Estados Unidos. A automatização do tratamento das listas de materiais que os computadores dos anos 60 já conseguiam suportar permitiu que se coordenasse melhor a demanda por itens com seu respectivo suprimento, em termos de o que e quanto produzir e comprar, de forma a trabalhar com estoques menores.
Namedida em que o tempo decorria e os computadores evoluíam, as empresas tentavam aperfeiçoar suas soluções para a questão de coordenação entre suprimento e consumo de itens de estoque.
Anos 70 – MRP (Material Requirements Planning)
Já nos anos 70, passou a ser possível acrescentar às respostas a o que e quanto, a resposta a quando produzir e comprar, já que a inclusão da variável tempo deressuprimento – ou no jargão da área, o lead time de cada item então permitia que se planejassem, não só as quantidades das ordens de produção e compras, mas também exatamente em que momentos futuros estas ordens deveriam ser liberadas e recebidas. Surgia uma poderosa ferramenta de gestão, o MRP. As empresas estavam agora, se usassem adequadamente o MRP, atendidas em suas necessidades de informação paratomada de decisão gerencial, em termos das principais questões referentes à gestão de materiais: o que, quanto e quando produzir e comprar para atender às necessidades futuras de produtos acabados.
Anos 80 – MRPII (Manufacturing Resource Planning)
Os computadores entram então, nos anos 80 numa rápida escalada de evolução. Acompanham esta evolução as soluções MRP. Acrescenta-se à solução originalmódulos para apoio ao planejamento de capacidade produtiva, que passou a se chamar Capacity Requirements Planning (CRP), ou planejamento de necessidades de capacidade produtiva e complementava o MRP de forma importante, afinal, para produzir, não bastam materiais, é também necessário ter outros recursos produtivos. Foram também acrescentados ao MRP módulos de controle. Com os módulos SFC (Shop FloorControl – ou de controle de fabricação) e Purchasing (de controle de compras), fechou-se o ciclo de controle do MRP, que passou a ser um sistema não apenas de planejamento, mas de planejamento e controle de produção. Para diferenciar do MRP simples, rebatizou-se a solução de escopo expandido para sistema MRPII. A sigla agora passa a significar Manufacturing Resource Planning – ou planejamento de...
tracking img