Erp (enterprise resource planning)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ERP

(ENTERPRISE RESOURCE PLANNING)

ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING
FALANDO SOBRE SISTEMAS DE GESTÃO INTEGRADA

RESUMO

O mundo empresarial encontra-se em constante mudança. Novas exigências aparecem a cada dia obrigando que as empresas a se tornarem cada vez mais eficazes. As tomadas de decisões rápidas e com eficácia agora fazem parte do dia a dia de qualquer empresa que queira semanter nesse mercado concorrente. Para isso têm que ultrapassar obstáculos em todos os setores dentro da empresa. Com o poderio tecnológico em uma crescente absoluta isso tem se tornado possível de ser alcançado a cada instante. O nascimento da ERP (Enterprise Resource Planning) ou SIGE (Sistemas de Gestão Integrada) que atualmente são ferramentas essenciais para uma empresa que presa pelaagilidade e qualidade como um todo.

INTRODUÇÃO

ERP São Sistemas de Informação que fazem interagir os diversos setores de uma empresa em tempo quase real. Ele é uma espécie de super consultor dentro de uma grande empresa. Faz com que os projetos em cada unidade interajam de maneira mais eficaz e imediata como um todo. Melhorando o tempo e a qualidade de um serviço desde a sua criação até a entregade um produto ao consumidor.

O ERP teve grande aceitação dentro do setor empresarial internacional e nacional. No início de 2002 era pequeno o numero de empresas que não faziam uso do ERP.

A empresa alemã SAP e a Oracle dominam o mercado de software ERP. Entre pequenas e médias empresas no Brasil quem domina é a Totvs, SAP, Datasul e Oracle.

TOTVS – É líder absoluta no Brasil, com 48,6%de participação de mercado, e também na América Latina, com 34,5%. É a maior empresa de softwares aplicativos sediada em países emergentes e a 6ª maior do mundo no setor. Tem mais de 26 mil clientes ativos e conta com o apoio de aproximadamente 10 mil participantes em unidades próprias e franqueadas. Possui unidades próprias no México, Argentina e Portugal e está presente em 23 países.
SAP –Possui cerca de 12.500 funcionários na América do Norte, com mais de 2.000 funcionários em Newtown Square e mais de 10.000 funcionários total os EUA. É referencia em Indústrias Brasileiras de Grande Porte dos mais diversos setores.

Linha do Tempo – ERP

Os primeiros sistemas de controle de estoques eram os enormes mainframes Em 1946 aparecem os gigantescos mainframes que gastavam muita energiaelétrica e custos muito elevados para serem mantidos. Por este motivo era para poucos. A IBM apresenta o mainframe System/360 em 7 de abril de 1964 o que na época era um grande projeto.

No inicio dos anos 70, a disseminação tecnológica e o salto econômico fizeram surgir o MRP (Material Requirement Planning ou planejamento das requisições de materiais). Eles já vieram na forma de conjuntos desistemas, também chamados de pacotes, que conversavam entre si e que possibilitavam o planejamento do uso dos insumos e a administração das mais diversas etapas dos processos produtivos.
Na década de 80 teve o início as redes de computadores ligadas a servidores – com custo menos dispendioso e mais fáceis de usar que os mainframes .Tivemos um salto no gerenciamento de produção e logística. O MRPpassou a ser MRP II (Manufacturing Resource Planning ou planejamento dos recursos de manufatura), que agora também controlava outras atividades como mão-de-obra e maquinário.
Já na década de 80, apareceram os processos para estabelecer comunicação entre essas “ilhas” departamentais. Foram então agregados ao ERP novos sistemas, também conhecidos como módulos do pacote de gestão. As áreas contempladasseriam as de finanças, compras e vendas e recursos humanos, entre outras, ou seja, setores com uma conotação administrativa e de apoio à produção ingressaram na era da automação.
A nomenclatura ERP ganharia muita força na década de 90, entre outras razões pela evolução das redes de comunicação entre computadores e a disseminação da arquitetura cliente/servidor – microcomputadores ligados a...
tracking img