Erp conceito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2287 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
2 CONCEITOS

Um ERP é um conjunto de softwares que utilizam uma única base de dados, tem como objetivo estabelecer ligação entre todas as áreas da empresa. Nas organizações é usada principalmente na tomada de decisões, pois possibilita dados corretos em tempo real.

2.1 OS PRINCIPAIS SISTEMAS QUE ANTECEDERAM O ERP

Ao decorrer das décadas de 1960, 1970 e 1980 diversos sistemasforam desenvolvidos:
• No inicio da década de 1960 foi criado pela IBM o BOMP – Bill of Material Processor – era utilizado no gerenciamento de estoque, de estrema importância para que a empresa não tivesse problemas com falta de matéria prima para a fabricação de seus produtos, e nem que houvesse desperdício, ele calculava automaticamente a necessidade de cada peça, assim sendo, também eraimportante para a parte financeira da empresa.
• No final da década de 1960 a IBM lançava a PICS – Production Information and Control System – que na verdade era o avanço da BOMP, ele considerava informações sobre o custo, facilitando o calculo de valores de produtos ou operações.
• No inicio da década de 1970 surge o MRP – Material Requirements Planning – que não era uma novidade, masfacilitou a produção, resolvendo alguns problemas e ajudou na tomada de decisões como as necessidades futuras da capacidade produtiva, planejar a compra de materiais, planejar níveis adequados de estoque e a capacidade de realizar os processos eficazmente.
• Em meados da década de 1970 a IBM lança o COPICS – Comunications Oriented Productoin Information and Control System – ou Sistema deInformação e Controle da Produção Orientado para Comunicações, era uma grande evolução, pois possuía 12 módulos, que trabalhavam de maneira integrada. E ainda possuía as funções de um MRP, mas distribuídos em vários módulos, esse módulo ainda não possuía módulos de finanças, contabilidade, recursos humanos, entre outros.
• O MAPCS – Manfacturing Accounting and Production Information Control System– surge como uma inovação do COPICS e já incluiam funções do MRP II.
• No final da década de 1970 na Europa, a empresa alemã SAP lança o R/2, um sistema integrado dedicado a contabilidade financeira, custos, projetos, recursos humanos, manutenção, controle de qualidade, gerencia de materiais, planejamento de produção, vendas e distribuição.
• No inicio de 1980 surge o MRP II – MaterialRequirements Planning II – que calcula a quantidade de materiais utilizados e o tempo necessário para a realização de cada operação.
• Existia também uma necessidade de integrar todas as áreas das empresas, o que ganhou o nome de MBC – Management By Colaboration ou Gestão para Colaboração – ainda em 1980.

2.2 ERP – ENTERPRISE RESOURCE PLANNING

A partir da segunda metade dos anosde 1990, com a revolução dos microcomputadores, o uso do ERP foi acentuado. Com o aumento do uso de redes locais, as empresas investiam cada vez mais em sistemas para departamentos diversos. As empresas de pequeno e médio porte não estavam acostumadas ainda com a informatização, então o que buscavam na verdade eram aplicativos específicos que facilitassem e agilizassem a execução das tarefas dedeterminados setores.
Segundo O’Brien (2004) “O planejamento de recursos empresariais (ERP) é um sistema interfuncional que atua como uma estrutura para integrar e automatizar muitos dos processos de negócios que devem ser realizados pelas funções de produção, logística, distribuição, contabilidade, finanças, e de recursos humanos de uma empresa”. Prosseguindo, ele complementa “ o ERP é umafamília de módulos de software que apoia as atividades da empresa envolvidas nesses processos vitais internos”.
O ERP resolveu muitos problemas que as empresas enfrentavam com a utilização de microcomputadores. Com a integração dos sistemas as empresas puderam otimizar seus trabalhos, tornando-se mais fáceis e rápidas as tomadas de decisões, assim, produzindo mais e obtendo mais lucro....
tracking img