Erosao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1947 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Erosão

A erosão é um processo que faz com que as partículas do solo sejam desprendidas e transportadas pela água, vento ou pelas atividades do homem.
Os fatores determinantes da erosão são:
* Fatores Extrínsecos: Causadas pelos meios naturais ou causadas por fatores ocasionais (cobertura e manejo do solo).
* Fatores Intrínsecos: Causadas pelas topografias (declividade e comprimento darampa), ou de propriedades exclusivas do solo.
Nos fatores extrínsecos:
1.1. Naturais:
* Erosão pela água:
Também chamada de erosão hídrica, é o tipo de erosão mais importante e preocupante, pois desagrega e   transporta o material erodido com grande facilidade, principalmente em regiões de clima úmido. Gotas de chuva, ao impactarem um solo desprovido de vegetação, desagregam partículasque, conforme seu tamanho são facilmente carregadas pela enxurrada. Usando o exemplo da agricultura, quando o agricultor se dá conta de que este processo está acontecendo, o solo já está improdutivo.
A erosão pela  água apresenta-se em seis diferentes formas:
* Lençol: superficial ou laminar desgasta de forma uniforme o solo.  Em seu estágio inicial é quase  imperceptível. Quando avançado, osolo torna-se mais claro (coloração).
* Sulcos: canais ou ravinas apresentam sulcos sinuosos ao longo dos declives, formados pelo das águas das chuvas no terreno. Uma erosão em lençol pode evoluir para uma erosão em sulcos, o que não indica que uma iniciou em virtude da outra. Vários fatores influem para o seu surgimento, um deles é a aração que acompanha o declive,
* Embate: ocorre peloimpacto das gotas de chuva no solo, estando este desprovido de vegetação.    Partículas são desagregadas sendo facilmente arrastadas pelas enxurradas. Já as partículas mais finas que permanecem em suspensão, atingem camadas mais profundas do solo por eluviação.
* Desabamento: têm sua principal ocorrência em terrenos arenosos. Sulcos deixados pelas chuvas sofrem novos atritos de correntes d’águavindos a desmoronar, aumentando suas dimensões com o passar do tempo, formando voçorocas, que consiste na formação de grandes buracos de erosão.
* Queda: se dá com a precipitação da água por um barranco, formando uma queda d'água.
* Vertical: é a eluviação, o transporte de partículas e materiais solubilizados através do solo. Influenciam na natureza e intensidade do processo podendoformar horizontes de impedimento ou deslocar nutrientes para e pelas raízes das plantas.
* Erosão pelos ventos: Consiste no transporte aéreo ou por rolamento das  partículas erodidas do solo. Sua importância é grande  onde são comuns os ventos fortes. Esta ação é melhor  notada em regiões planas principalmente do planalto    central e em alguns pontos do litoral brasileiro. Um dos principais danoscausados pela erosão eólica é o enterramento de solos férteis. Os materiais transportados, mesmo de longas distâncias, sedimentam-se recobrindo camadas   férteis.
* Erosão pelas ondas: Ondas são formadas pela ação conjunta de vento e água,  seus efeitos são notados em ambientes lacustres, litorâneos e margens de rios. O embate das águas (fluxo   e refluxo) nas margens provoca o desagregamentode   material, permanecendo este suspenso, sendo depositado posteriormente no fundo dos rios, lagos, mares etc. 
* Erosão pluvial: É aquela provocada pela água das chuvas. Se o terreno tem muita vegetação, o impacto da chuva é atenuado porque a as plantas diminuem a velocidade da água que escorre pelo solo. Tudo isso fica agravado se o solo for arenoso, e não argiloso. O fluxo de água pelasuperfície leva à formação de ravinas 
* Erosão fluvial: É aquela causada por rios. É semelhante à erosão pluvial, mas em escala maior e em regime permanente ou pelo menos mais prolongado que a erosão pluvial.
* Erosão glacial: É a erosão provocada pelas geleiras. A água que se acumula nas cavidades das rochas no verão, congela quando chega o inverno, sofrendo dilatação. Isso pressiona as...
tracking img