Eros O

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1230 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Erosão: s. f. Geologia: Conjunto de processos geológicos que implicam em retirada e transporte do material solto (solo e regolito) da superfície do terreno, provocando o desgaste do relevo.

A erosão é o processo de desagregação e arraste das partículas do solo pela água (erosão hídrica) ou pelo vento (erosão eólica). Pode ocorrer também em locais onde há neve ou gelo, sendo chamada de “remoção”e ocasionada pelo arrancamento de fragmentos da rocha assoalho da geleira devido à ação da água ou pelo congelamento e degelo.

Outro fator importante para a maior ou menor incidência de erosões é a composição do solo. Os argilosos são mais resistentes aos processos erosivos enquanto que os solos arenosos são mais frágeis por apresentar menor coesão.


Erosão Eólica.
Consiste no transporteaéreo de partículas de solos através da ação dos ventos fortes. O vento constitui a atmosfera em movimento. Este movimento é consequência da ação conjunta de 2 fenômenos: gradientes de temperatura e o movimento rotacional da Terra. Os gradientes de temperatura estão relacionados com a diferente incidência da radiação solar na atmosfera, gerando os centros de alta e baixa pressão. Na América do Sul nostemos um centro de baixa pressão situado próximo ao equador e um centro de alta pressão situada no extremo sul. O movimento rotacional da terra, devido as diferentes densidades da litosfera, atmosfera e hidrosfera, provoca um atraso no deslocamento da massa de gases, fenômeno denominado “efeito Coriolis”.
O vento tem grande importância agrícola. Está relacionada com a evapotranspiração, trocagasosa, polinização das plantas (anemofilia), disseminação das sementes (anemocoria), erosão eólica etc. A erosão eólica consiste no transporte aéreo de partículas de solos através da ação dos ventos fortes. Os principais fatores condicionantes deste tipo de erosão são:

Ventos fortes;
Regiões planas;
Pouca chuvas
Vegetação escassa ou rala.

Todas essas condições estão presentes em regiões áridas esemi-áridas que implica em problemas sérios com este tipo de erosão nesta região. Outras regiões, como por exemplo os chapadões na região central do país, nas condições de:

solo solto (após arações);
seco e com granulação fina;
superfície lisa;
cobertura vegetal rala e inexistente e
vento sem obstrução (onde se utiliza pulverização aérea), pode ocorrer problemas com a erosão eólica.


Osprincipais problemas relacionados com a erosão eólica são:

Perda de solo principalmente das frações coloidais, o que pode ocasionar mudanças texturais e nas condições físico-químicas destes solos
Enterrio de solos férteis pela deposição de dunas (comum em algumas regiões litorâneas do Brasil);
Problemas respiratórios em homens e animais.
Poluição atmosférica.O processo de erosão eólica, da mesma formaque a erosão hídrica e constituída de três fases distintas: Início do movimento, transporte e deposição.

O início de movimento ocorre pela força de arraste do vento. A velocidade aumenta exponencialmente com a altura.Os ventos turbulentos promovem da desagregação das partículas do solo que podem ser transportadas por suspensão, saltos ou rolamento. As partículas mais erosivas são as queapresentam dimensões menores que 0,1 mm de diâmetro. Um vento de 15 Km/h a uma altura de 30 cm já é suficiente para deslocar partículas deste tamanho que estejam desagregadas.
A velocidade mínima dos ventos para o transporte de material a uma altura de 30 cm é 20Km/h. A rugosidade do terreno é importante na amenização da força erosiva do vento devido à formação de uma fase estacionária devido ao atritodas massas de ar com o terreno.A deposição ocorre quando a força peso é maior que a força de arraste.Os principais fatores que afetam a erosão eólica são:

a) Tamanho das partículas - partículas menores que 0,1 mm são transportadas em suspensão; de 0,la 0,5 mm são transportadas aos saltos e acima de 1,0 são transportadas por saltos. A velocidade dovento afeta os mecanismos de transporte.

b)...
tracking img