EROS E PSIQUÊ

Psiquê, a filha mais nova das três filhas do rei, uma jovem tão bela que de todas as partes vinham homens para admirá-la, passou a ser objeto de culto, sobrepondo-se a Afrodite, a deusa da beleza, cujos templos se esvaziavam. Porém, enquanto as irmãs mais velhas estãocasadas, ninguém aparece para pedir-lhe a mão. Os homens só fazem adorá-Ia. A deusa indignou-se com o fato de uma mortal receber tantas honras. O rei então vai consultar um oráculo, que por "acaso" é dominado por Afrodite. Cheia de raiva e inveja, Afrodite faz com que a resposta sejauma terrível profecia. A jovem terá de desposar a mais horrenda e repulsiva das criaturas. A pobre moça é então levada ao alto de uma montanha, acorrentada a uma pedra e lá deixada para ser violada pela criatura repugnante.
Afrodite ordenara a seu filho Eros, o deus do Amor, queatingisse a jovem com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo monstro que viria reclamá-la. Eros obedece às ordens da mãe, mas ao bater os olhos em Psiquê, acidentalmente espeta o dedo em uma de suas flechas. No mesmo instante apaixona-se perdidamente por ela e decide torná-Ia suaesposa. Pede ao Vento Oeste, que a carregue, suavemente, montanha abaixo, até o Vale do Paraíso. Ao ver-se pousando num majestoso palácio, com música e servos invisíveis, ela não faz perguntas, fica inebriada com sua inesperada boa sorte. À noite, oculto pela escuridão, Eros amou-a. Masfez-lhe algumas restrições: arranca-lhe a promessa de que nunca vai olhá-Io nem fazer perguntas sobre seus atos. Ela poderia ter qualquer coisa que quisesse, viveria em seu paraíso, desde que não tentasse saber quem era ele. Psiquê concorda, sem discutir. Psiquê sentia-se a mais feliz dasmulheres.
Suas irmãs, que estiveram, sem muita convicção, lamentando sua perda, souberam que Psiquê estava vivendo num jardim paradisíaco e que tinha por marido um deus. Vão até o penhasco onde a jovem fora acorrentada e chamam por ela, para saber como está passando e também [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Eros e psiquê - resumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html

MLA

"Eros e psiquê - resumo" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html>.

MLA 7

"Eros e psiquê - resumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html>.

CHICAGO

"Eros e psiquê - resumo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html.