EROS E PSIQUÊ

Psiquê, a filha mais nova das três filhas do rei, uma jovem tão bela que de todas as partes vinham homens para admirá-la, passou a ser objeto de culto, sobrepondo-se a Afrodite, adeusa da beleza, cujos templos se esvaziavam. Porém, enquanto as irmãs mais velhas estão casadas, ninguém aparece para pedir-lhe a mão. Os homens só fazem adorá-Ia. A deusa indignou-se com o fato de umamortal receber tantas honras. O rei então vai consultar um oráculo, que por "acaso" é dominado por Afrodite. Cheia de raiva e inveja, Afrodite faz com que a resposta seja uma terrível profecia. Ajovem terá de desposar a mais horrenda e repulsiva das criaturas. A pobre moça é então levada ao alto de uma montanha, acorrentada a uma pedra e lá deixada para ser violada pela criatura repugnante.Afrodite ordenara a seu filho Eros, o deus do Amor, que atingisse a jovem com suas flechas, fazendo-a se apaixonar pelo monstro que viria reclamá-la. Eros obedece às ordens da mãe, mas ao bater os olhosem Psiquê, acidentalmente espeta o dedo em uma de suas flechas. No mesmo instante apaixona-se perdidamente por ela e decide torná-Ia sua esposa. Pede ao Vento Oeste, que a carregue, suavemente,montanha abaixo, até o Vale do Paraíso. Ao ver-se pousando num majestoso palácio, com música e servos invisíveis, ela não faz perguntas, fica inebriada com sua inesperada boa sorte. À noite, oculto pelaescuridão, Eros amou-a. Mas fez-lhe algumas restrições: arranca-lhe a promessa de que nunca vai olhá-Io nem fazer perguntas sobre seus atos. Ela poderia ter qualquer coisa que quisesse, viveria em seuparaíso, desde que não tentasse saber quem era ele. Psiquê concorda, sem discutir. Psiquê sentia-se a mais feliz das mulheres.
Suas irmãs, que estiveram, sem muita convicção, lamentando sua perda,souberam que Psiquê estava vivendo num jardim paradisíaco e que tinha por marido um deus. Vão até o penhasco onde a jovem fora acorrentada e chamam por ela, para saber como está passando e também para... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 04). Eros e psiquê - resumo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html

MLA

"Eros e psiquê - resumo" TrabalhosFeitos.com. 04 2012. 2012. 04 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html>.

MLA 7

"Eros e psiquê - resumo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2012. Web. 04 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html>.

CHICAGO

"Eros e psiquê - resumo." TrabalhosFeitos.com. 04, 2012. Acessado 04, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Eros-e-Psiqu%C3%AA-Resumo/175330.html.