Ernest rutherford e harles françois de cisternay du fay bibliografias

755 palavras 4 páginas
Ernest Rutherford

Bibliografia:
Rutherford foi um dos físicos experimentais mais relevantes da física nuclear. Por meio do desvio magnético, conseguiu demonstrar que a radiatividade é composta por pelo menos três elementos: os raios positivos ou alfa, os negativos ou beta e os gama, impossíveis de desviar. Em 1902, chegou à conclusão de que os elementos radiativos desagregam-se numa série de componentes, postulando a lei da decomposição atômica. O tempo de que precisa uma substância radiativa para se dividir em duas passou a denominar-se "tempo de valor médio". Por estas e outras descobertas, recebeu em 1908 o Prêmio Nobel de Química. Em 1911, desenvolveu um modelo atômico que o levou a descrever o átomo como um núcleo denso ao redor do qual giram os elétrons, tese que seria mais tarde aperfeiçoada por Niels Bohr. Em 1919, conseguiu a primeira reação nuclear criada artificialmente. Em 1931, foi nomeado membro da Câmara dos Lordes.
Faleceu na Inglaterra, em 19 de Outubro de 1937

Teoria:
O modelo atômico de Rutherford, também conhecido como modelo planetário do átomo, é uma teoria sobre a estrutura do átomo proposta pelo físico neozelandês Ernest Rutherford, e está intimamente relacionado à experiência de Rutherford. Segundo esta teoria, o átomo teria um núcleo positivo, que seria muito pequeno em relação ao todo, mas teria grande massa e, ao redor deste, os elétrons, que descreveriam órbitas helicoidais em altas velocidades, para não serem atraídos e caírem sobre o núcleo. Os eletros fera - local onde se situam os elétrons - seria cerca de dez mil vezes maior do que o núcleo atômico, e entre eles haveria um espaço vazio.
A falha do modelo de Rutherford é mostrada pela teoria do eletromagnetismo, de que toda partícula com carga elétrica submetida a uma aceleração origina a emissão de uma onda eletromagnética. O elétron em seu movimento orbital está submetido a uma aceleração centrípeta e, portanto, emitirá energia na forma de onda eletromagnética. Essa

Relacionados