Eritema irritativa primaria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1961 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS ICESP PROMOVE
DISCIPLINA: SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
PROFESSORA: TAYSE TÂMARA DA PAIXÃO

DERMATITE DA FRALDA IRRITATIVA PRIMÁRIA

ACADÊMICAS: ANA PAULA, ELISA HELENA, KELLY NUBIA, LUCIENE CAEIRO, LUCIMAR NERES, NAYARA LORENA
CURSO: ENFERMAGEM 5º SEMESTRE MATUTINO

MARÇO 2012

DERMATITE DA FRALDA IRRITATIVA PRIMÁRIA

MARÇO 2012

Introdução

Adermatite de fraldas ou simplesmente assaduras pode ser considerada a afecção cutânea mais comum na primeira infância conforme descreve FERNANDES. A pele do bebê é muito frágil, pois diferentemente do adulto ela não possui uma fina camada de água e gordura que serve de proteção, ficando assim mais pré-disposta as ações irritativas da urina e das fezes.
Mudanças alimentares ou situações que possamalterar a consistência das fezes, como por exemplo, a dentição que provoca diarréia, infecções intestinais são fatores pré disponentes. Essas dermatites possuem vários sinônimos dentre eles, dermatite amoniacal, assadura, dermatite em W, eritema da fralda entre outros. Também englobam uma serie de dermatoses ocorridas por vários fatores, nem sempre relacionadas diretamente ás fraldas. Essasdermatoses são assim denominadas por serem localizada no local envolvido pela fralda, composto de região do períneo, região glútea, abdômen inferior e coxas. É caracterizada pela pele avermelhada acompanhada ou não de edema e descamação, se não tratada pode ocorrer fissuras que agravam ainda mais o quadro.
As lesões variam de eritematosas exsudativas a eritemato-papulosas e descamativas nas áreasconvexas da região delimitada pelas fraldas. Freqüentemente surge infecção secundária por Candida ou por bactérias como Bacillos faecallis, Proteus, Pseudomonas, Staphylococcus e Streptococcus. O uso de pós, óleos, sabões e pomadas irritantes agravam o quadro clínico (ROCHA, 2004).
Esta incluída nessa patologia todas as afecções que ocorrem nessa área. A principal e a mais comum é a dermatite da áreade fralda irritativa. Dados concretos sobre os casos não são totalmente conhecidos, por se tratar de uma patologia que geralmente é tratada no próprio domicilio. A estimativa varia de 25% a 65% de crianças acometidas pela dermatite de fraldas que pode ocorrer em qualquer idade, mas a prevalências são nos primeiros dois anos, tendo seu pico dos 7 ao 12 mêses.

Fisiopatologia
.
Irritação da peleprovocada por urina e fezes que ficam acumuladas somadas ao aumento da temperatura local pelo abafamento da fralda. A área do corpo do bebe envolvida pela fralda, fica pré disposta a irritações uma vez que a temperatura no local fica elevada juntamente com a umidade além de alterações do ph da pele que pode favorecer infecções oportunistas. Porem estudos demonstram que a etiologia e a patogênesedesse problema ainda não são totalmente conhecidas.
Algumas crianças parecem ser mais suscetíveis que outras, podemos descartar a questão do sexo, raça e padrão social. Fatores genéticos não são totalmente esclarecidos,
A ingesta de antibióticos associados à diarréia pode ser uma das causas, também existe uma prevalência maior da patologia em crianças com aleitamento não materno. Podemos citarainda alguns outros fatores como: hiper-hidratação, fricção que podem ser ou não causados pelas fraldas descartáveis (FERNANDES, 2009).

Quadro clínico

A dermatite da área da fralda irritativa deve ser avaliada através de um diagnóstico de localização, tem e origem multifatoriais sem causas específicas, que englobam uma grande variedade dedermatoses inflamatórias localizadas na área coberta pela fralda.
A dermatite da área da fralda irritativa ocorre devido ao aumento da temperatura local juntamente com o contato de fezes e urina, mas podem ocorrer também, dermatites de contato alérgico ao material das fraldas que ocorre raramente, dermatites exacerbadas devido ao uso da fralda como psoríase, eczema atópico, dermatite seborréica,...
tracking img