ERIN BROCKOVICH, UMA MULHER DE TALENTO

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO
WASTE RECYCLING OF CONSTRUCTION AND DEMOLITION

Renato Arléo
Caio Matheus
Ícaro Queiroz
Victor Nascimento
Lucas Mariano
Bruno Bajzek
Vinicius Ferraz
RESUMO:
Este artigo destaca a prática da reciclagem na construção civil, que elimina percentuais significativos quanto à poluição do meio ambiente. Tendo como base textos de autoresesclarecidos no teor psicológico, relacionando em sua conclusão o homem e o meio em que se encontra e a forma de se evitar excessos.


Palavras-Chave: Resíduos de construção e demolição, reciclagem, desenvolvimento sustentável.

















RECICLAGEM DE RESÍDUOS DE CONSTRUÇÃO E DEMOLIÇÃO

1. INTRODUÇÃO

O setor de construção civil é responsável atualmente por cerca de40% da formação bruta de todo o capital e pela grande geração de empregos. Tais dados positivos tem gerado um maior investimento neste setor e esse crescimento tem aumentado à escassez de alguns recursos e a produção de resíduos inertes.
Segundo pesquisas, a construção civil consome cerca de 15 a 50% de todos os recursos extraídos da natureza, isso significa consumir de 1 a 8 toneladas porhabitantes ao ano. Dois terços da madeira natural extraída vão para este setor e recursos como o cobre e o zinco já estão com suas reservas escassas. Ao redor das grandes cidades a areia, material utilizado para a produção do concreto, não é mais encontrada com facilidade.
Além disso, este setor também é maior produtor de resíduos, superando até o lixo sólido urbano. Isso representa no Brasil, umageração per capita de 230 a 730 Kg/ hab. O resultado são aterros clandestinos que resultam em obstrução de córregos e drenagens, aumentando os riscos de enchentes e a proliferação de mosquitos.
A poluição gerada não se limita aos resíduos, mas se estende a produção de CO2 e na formação de poeira. O processo produtivo do clínquer, material base da produção do cimento Portland emite gases de efeitoestufa em grandes quantidades, a produção do ferro e do aço também. Isso se deve às altas temperaturas que são necessárias para a produção dos mesmos e que são obtidasd pela queima de combustíveis fósseis.
A geração de partículas com demolição, movimentação de terras e perfurações, assim como com movimentação e armazenamento de pulverulentos como argamassas geram impactos significativos ao meioambiente e a saúde humana. Irritação nos olhos e na pele, problemas respiratórios e incômodos como poeira e resíduos que se acumulam em diversos locais são exemplos claros disto.
Estes fatos vêm preocupando não só ambientalistas, mas também engenheiros, pois dados mostram que o setor da construção civil é um dos grandes vilões do meio ambiente. Como então conciliar crescimento, geração de lucros esustentabilidade no canteiro de obras?
2. MATERIAIS DESCARTADOS E RISCOS AMBIENTAIS

A classificação de resíduos sólidos envolve a identificação do processo que lhes deu origem, a análise de seus constituintes e a comparação deste com listagens de substâncias cujo impacto à saúde e ao meio ambiente é conhecido.
Os resíduos de construção e demolição são classificados por exceção na NBR 10004como inertes. Resíduos inertes são materiais que devido as suas características físico-químicas não sofre transformações físicas, químicas ou biológicas relevantes, mantendo-se relativamente inalterados por um longo período de tempo.
Porém, vale ressaltar que a heterogeneidade do entulho e a dependência direta de suas características com a obra que lhe deu origem pode mudar a sua classificação,dessa forma, uma obra pode fornecer um entulho inerte, da mesma forma que outra pode apresentar elementos que o tornem não inerte ou até mesmo perigoso.
De certa forma, se submetidos á análise, em sua maioria os RCD típicos provavelmente seriam classificados como não inertes, especialmente devido ao seu pH e água absorvida, em alguns casos eles podem conter contaminações importantes.
Estas...
tracking img