Erick Eticson

651 palavras 3 páginas
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR MATERDEI

CURSO BACHAREL EM ENFERMAGEM

ADÉLIA OLIVEIRA DE ANDRADE

OS MECANISMOS DE DEFESA

MANAUS

2013

EDNELZA PEREIRA TOMÉ

OS MECANISMOS DE DEFESA

Trabalho apresentado ao Instituto de Ensino Superior Materdei, para obtenção de conhecimento científico, sob orientação do Prof. Kreyson Pacheco.

MANAUS

2013

INTRODUÇÃO

Em sua teoria, Freud define os mecanismos de defesa como processos psíquicos inconscientes que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrusivo, o superego ameaçador e as fortes pressões que emanam da realidade externa. Os mecanismos tem o objetivo garantir a integridade do ego face às angústias que nos confrontam (ROWELL, 2009).
Abaixo será

1. Sublimação – A sublimação é a busca da forma socialmente aceitável de “transformar” os seus impulsos “condenáveis”. Porém existem outras formas de sublimação, mais subtis, como a arte (ELÓI, 2012), exemplo: No filme Procurando Nemo, o dentista, local onde o Nemo encontra-se no aquário preso após ter sido capturado, não pode ter filhos, por isso mima tanto sua sobrinha, para suprir a falta que um filho lhe faz (WALTERS, 2003).

2. Formação Reativa – Este processo acontece quando existe repressão dos próprios impulsos acompanhada com uma tendência contrária. Assim, mantém o impulso indesejado e oculto longe do consciente, super enfatizando o impulso oposto, ainda que “falso” (ELÓI, 2012), exemplo: Aquela dona de casa dominada pela

Relacionados