ERICK ERICKSON

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (343 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
Erik Erikson nasceu em 1902 na Alemanha e faleceu em 1994, aos 92 anos nos Estados Unidos. Seu interesse pelo desenvolvimento humano começou a partir de suas experiências infantis, ao sofrer naescola por ser diferente dos colegas (Erikson era alto e de olhos azuis pela ascendência nórdica) e por ser judeu.
Estudou com Anna Freud, filha de Sigmund Freud, que elaborou importante teoria sobre aprimeira infância. Com isto, recebeu o certificado de psicanalista da Sociedade Psicanalítica de Viena. Mudou-se para os Estados Unidos em 1933, e começou a trabalhar como professor e pesquisador naUniversidade de Harvard e também atendendo crianças em seu consultório.
Lecionou na Universidade de Yale e na Universidade da Califórnia em Berkeley. Foi durante este período que Erik Erikson fez seusestudos sobre a Dakota e os índios Yurok.  Em 1950, ele escreveu: "Infância e Sociedade", um livro contendo artigos de seus estudos de tribos norte-americanas.
Durante o reinado de terror do senadorJoseph McCarthy em 1950, Erikson deixa Berkeley quando os professores são convidados a assinar um "juramento de lealdade." Neste momento, Erik passa 10 anos trabalhando e ensinando em uma clínica emMassachusetts e, em seguida, mais 10 anos para trás em Harvard.
Desde sua aposentadoria em 1970, Erikson continua a escrever e pesquisar para o resto de sua vida.
Princípio Epigenético : A formulaçãode Erikson fundamenta-se no conceito de epigênese, esse termo é da embriologia. O principio epigenético sustenta que o desenvolvimento ocorre em estádios sequenciais e claramente definidos. Cada umdesses estádios deve ser satisfatoriamente resolvido, para que o desenvolvimento avance sem problemas.
Erikson defende que a energia ativadora do comportamento é de natureza psicossocial , integrandonão apenas fatores puncionais biológicos e inatos, como a libido, mas também fatores sociais, aprendidos em contextos histórico-culturais específicos.
Um dos conceitos fundamentais na teoria de...
tracking img