Eric hobsbawm

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O "novo século" sob a mira de Eric Hobsbawm
Eu adoro as obras e as interpretações de Eric Hobsbawm, de modo que a apreciação deste livro não poderia ter sido diferente. Embora no formato deentrevista, elaborada por Antonio Polito, vamos adentrando,por meio do diálogo encetado entre eles, a perspectiva como vêem o "novo século". A entrevista está dividida entre sete tópicos:Guerra e Paz, ODeclínio do Império no Ocidente,Pequeno Mundo Global, O que restou da esquerda, Homo Globalizatus, Itália querida Itália e 12 de Outubro de 1999.

Iniciado com a INTRODUÇÃO, "A Bola de Cristal doHistoriador", também configurada dentro do formato de entrevista, observa-se a perspectiva historiográfica de Hobsbawm. Diante de tal fato, o trecho a seguir é bem elucidativo: "Por esse motivo, a históriaque mais me interessa é a analítica, ou seja, aquela que procura analisar o que ocorreu emvez de simplesmente descobrir o que aconteceu. Isso não significa que possa ser usada para se compreenderexatamente de que modo o mundo desenvolveu-se de certa maneira,mas ela pode nos dizer de que modo os vários elementos reunidos no interior de uma sociedade contribuem para a criação de um dinamismohistórico, ou inversamente, não conseguem provocar tal dinamismo" (p.11).


No item "GUERRA e PAZ" Hobsbawm e Antonio discutem os diferentes formatos dos conflitos e das guerras presentes no século XX e deque modo eles ainda permanecem no cenário histórico atual; o uso da tecnologia de guerra, seus reflexos e consequências para a direção política tomada pelos Estados ou por grupos organizados, como sevê nesse trecho: "Quanto menos os conflitos armados são organizados e conduzidos pelos Estados, mais perigosos elesse tornam para as populações civis"(p.20). Os conflitos etnicos também são palco dediscussão nesta parte da entrevista, bem como os elementos da tradição e, consequentemente, da sua invenção, para reforçar posições e conflitos. 

"O DECLÍNIO DO IMPÉRIO NO OCIDENTE", segundo...
tracking img