Ergononomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1003 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

1.1 JUSTIFICATIVA

Com a necessidade de sobreviver em meio ao mercado em crescente evolução, as empresas buscam novos caminhos para se adaptar. Com o crescimento da demanda verifica-se o surgimento de limitações físicas, menor qualidade de produção e dificuldades encontradas de adaptação no ambiente de trabalho surgiu a prática da ergonomia.

1.2 OBJETIVOS

Este estudotem como objetivo mostrar os conceitos ergonômicos e a importância da prática da ergonomia no ambiente de trabalho.

1.3 PROBLEMA / HIPÓTESE

O problema a ser investigado ao longo desse trabalho é “Apesar de o conceito da ergonomia ter se tornado uma realidade junto às empresas em todo o mundo seria possível afirmar que no Brasil a sua adoção pelas empresas ainda se mostra muito deficiente?”Assim a hipótese busca analisar se a empresa Queiroz Galvão busca o enfoque ergonômico na organização do trabalho, permite a redefinição do processo produtivo com efeitos positivos sobre a produtividade, fluidez do trabalho e, portanto, aumento na qualidade do resultado final?

1.4 METODOLOGIA

Este estudo foi desenvolvido com ênfase em pesquisa de campo, bibliográfica e consulta de sites.

2.FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 ERGONOMIA: CONCEITO

A Ergonomia é uma disciplina científica que trata de relacionar a interação entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas a fim de proporcionar o bem estar humano como, por exemplo, no ambiente do trabalho aplicando suas atividades como a ginástica laboral e tendo a ciência de projetar o trabalho, os equipamentos e local de trabalhopara adequá-lo ao trabalhador entre outras atividades.

A Ergonomia vem se baseando em algumas disciplinas onde se inclui a antropometria, biomecânica, engenharia, fisiologia e psicologia, em seu exercício os Ergonomista contribuem para o planejamento, projeto e a avaliação de tarefas, postos de trabalho, produtos, ambientes e sistemas a fim de torná-los compatíveis com as necessidades,habilidades e limitações das pessoas.

A Ergonomia é dividida em três domínios de especialização. São eles:

Ergonomia Física: Que lida com as respostas do corpo humano à carga física e psicológica.

Ergonomia Cognitiva: Também conhecida com engenharia psicológica, Trabalhando com os processos mentais, tais como percepção, cognição, atenção entre outros, que afetam as interações entre seres humanos eoutros elementos de um sistema.

Ergonomia Organizacional ou macro ergonomia: Relacionada com a otimização dos sistemas sócio-técnicos, incluindo sua estrutura organizacional, políticas e processos, como trabalho em turnos, programação de trabalho, teoria motivacional, supervisão, trabalho em equipe.

2. A EVOLUÇÃO DA PRATICA DA ERGONOMIA

No início da década de 50 surgi a primeirasociedade Ergonômica, a Ergonomics Research Society, onde a Ergonomia começou a sua evolução na indústria observando assim os problemas em relação ao trabalho humano, pois antes os estudos eram concentrados nas máquinas, onde os trabalhadores tinham que se adaptar a elas. Neste contexto surge a necessidade de fabricar máquinas e criar técnicas de realização do trabalho que se adaptem ao homem.

AErgonomia continuou seu crescimento nos anos 80, agora com as novas tecnologias informatizadas proporcionando novos desafios e novos conhecimentos em relação ao trabalho humano.

Atualmente, a Ergonomia passa por vários processos, que contribui para o nível físico e vai até o nível cognitivo sempre dentro de um contexto organizacional que passa a ter um novo conceito o da Macroergonomia queestuda a relações no meio de trabalho, tendo em vista a melhoria das condições de trabalho, que não visa somente o ambiente físico, mas, sobretudo o organizacional. (M. apud Proença, 1993)

Embora a Ergonomia não seja uma descoberta deste século, vem sendo uma ferramenta muito utilizada por profissionais de diversas áreas, querendo agregar funcionalidade aos seus projetos e contribuir para uma...
tracking img