Ergonomiaaaa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERGONOMIA

EQUIPE: GEDAÍAS VIANA, VICENTE JOSÉ, MAICK LEITE PROFESSORA: HELLEN LOPES

TERESINA 28 DE JUNHO DE 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI
CENTRO DE TECNOLOGIA – CT CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ERGONOMIA

Trabalho apresentado à disciplina Metodologia Científica paraobtenção da terceira nota.

ALUNO: GEDAIAS VIANA, VICENTE JÓSÉ, MAICK LEITE PROF. HELLEN LOPES

TERESINA 28 DE JUNHO DE 2010

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO.....................................................................................................................04 2 JUSTIFICATIVA....................................................................................................................053 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE ESTUDO..................................................................05 4 OBJETIVOS..........................................................................................................................06 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA.........................................................................................06 6 QUESTÕESNORTEADORAS.............................................................................................08 7 METODOLOGIA..................................................................................................................09 8 RECURSOS NECESSÁRIOS AO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO........................09 8.1 Custos Globais doProjeto...............................................................................................11 9 CRONOGRAMA...................................................................................................................10 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Ergonomia é uma disciplina científica que estuda a interação entre o ser humano e outros elementos de um sistema. Um ergonomistaaplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. De acordo com Grandjean (1968), a Ergonomia é uma ciência interdisciplinar. Ela compreende a fisiologia e a psicologia do trabalho, bem como a antropometria é a sociedade no trabalho. O objetivo prático da Ergonomia é a adaptação do posto de trabalho, dos intrumentos,das máquinas, dos horários, do meio ambiente às exigências do homem. A realização de tais objetivos, ao nível industrial, propicia uma facilidade do trabalho e um rendimento do esforço humano.

O termo Ergonomia, deriva das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (lei natural) e entrou para o vocabulário moderno quando Wojciech Jastrzębowski, um biólogo polonês, o usou em um artigo no ano de1857. A ergonomia atua, por exemplo, no desenho de equipamentos e sistemas computorizados, na definição de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em conta as necessidades humanas, na criação de ações de formação para que todos os aspectos do trabalho sejam compreendidos pelos trabalhadores, no desenho de equipamentos e organização do trabalho de modo a melhorar a postura e aliviar a cargade trabalho no corpo etc.

5

2 JUSTIFICATIVA

Este trabalho justifica-se pela importância de se entender do que se trata a Ergonomia, suas aplicações e como ela auxilia para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Por contribuir para a promoção da segurança e bem-estar das pessoas e consequentemente a eficácia dos sistemas nas quais elas se encontram envolvidas, é clara a utilidade tantopara a pessoa quanto para a empresa em que este assunto é tratado de forma séria e cuidadosa.

Devido às exigências de uma Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, o não conhecimento desta ciência implica também em multas e até no fechamento de uma empresa por exemplo, em que há negligência a respeito do assunto. Uma das causas da baixa produtividade pode ser o desconforto,...
tracking img