Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2581 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Doenças Relacionadas ao Trabalho: Tendinite e Síndrome do Túnel do Carpo.



Acadêmicos: Samuel Miguel de Melo
Neide Gieland
Prof. Marilice
Faculdade Metropolitana de Blumenau – FAMEBLU
Curso (Turma) / Tecnólogo Segurança no Trabalho (Seg0164)
04/11/2012


RESUMO

Ao fazermos uma escolha de qual doença relacionada ao Trabalho devemos sempre levar em conta os seus resultados ,na medida em que eles nos aproximam ou nos afastam da realidade a ser estudada. A pergunta a ser feita é qual será a doença mais comum da LER/DORT mais adequada para a nossa investigação? Sabe-se, que a abordagem LER/DORT têm suas naturezas completamente iguais mais com significados diferentes, LER significa Lesão por Esforço Repetitivo e DORT quer dizer Distúrbio Osteomuscular Relacionadaao Trabalho. A pesquisa ou método científico, normalmente, é definida pelos dados recolhidos. Convém então caracterizar as duas siglas, reconhecendo suas características. LER/DORT são classificações mais usuais feitas conforme a evolução e o prognostico, classificando a “DORT” baseando apenas em sinais e sintomas. Tendinite e uma doença relacionada ao Trabalho esta será nossa pesquisa como seadquire quais áreas afetadas e seu tratamento mais comum.

Palavras-chave: Artigo científico. LER/DORT, Tendinite, Síndrome do Túnel do Carpo.























INTRODUÇÃO

O objetivo deste estudo é passar informação sobre duas doenças mais comuns relacionadas ao trabalho especificamente sobre a Tendinite e a síndrome do túnel do carpo duas doenças mais comuns nodia-dia, métodos de pesquisa social apontam a tendinite como uma simples inflamação de nervos e tendões que requer muita atenção em seu tratamento e a síndrome do túnel do carpo é uma das síndromes compressivas dos MMSS (membros superiores), sendo que são hoje listadas mais de 100 causas desencadeantes desta alteração. Os diagnósticos dessas doenças são fontes de debates e discussões entremédicos e donos de empresas.
O termo LER é a abreviatura de Lesões por Esforços Repetitivos e consiste em uma entidade, diagnosticada como doença, na qual movimentos repetitivos, em alta frequência e em posição ergonômica incorreta, podem causar lesões de estruturas do Sistema tendíneo, muscular e ligamentar. É ela descrita em diversos outros países com outras denominações, CTD ( Cumulative TraumaDisorders) – Repetitive Strain Injury (RSI) etc.: Em 1998 o INSS introduziu o termo DORT – Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho equiparando-a á LER.
“Segundo a norma técnica do INSS sobre DORT (Ordem de Serviço no. 606/1998), conceitua-se as lesões por esforços repetitivos como uma síndrome clínica caracterizada por dor crônica, acompanhada ou não e alterações objetivas, que se manifestaprincipalmente no pescoço, cintura escapular e/ou membros superiores em decorrência do trabalho, podendo afetar tendões, músculos e nervos periféricos. O diagnóstico anatômico preciso desses eventos é difícil, particularmente em casos sub-agudos e crônicos, e o nexo com o trabalho tem sido objeto de questionamento, apesar das evidencias epidemiológicas e ergonômicas.”
Ora, á partir do instanteque existe a definição da caracterização da doença como em decorrência do trabalho, a equiparação entre LER e DORT depende do fato de se comprovar que o trabalho foi à causa da doença e não outro fator.



DESENVOLVIMENTO
LER/DORT

Dá-se o nome de LER ao conjunto de doenças causadas por esforço repetitivo. A LER envolve tenossinovite, tendinite, bursite e outras doenças. Embora conhecida hámais de 100 anos as LER tornaram-se, a partir da década de 1990, muito frequentes devido ao advento da informática e dos computadores.
Definição de LER
Consiste em uma síndrome de dor nos membros superiores, com queixa de grande incapacidade funcional, causada primariamente pelo próprio uso dos membros superiores em tarefas que desenvolvem movimentos locais ou posturas forçadas. Também é...
tracking img