Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3076 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo

O setor sucro-alcooleiro tem apresentado franca expansão nos últimos anos, mas aspectos relacionados à saúde e condições de trabalho vem sendo objeto de discussões na sociedade, tendo em vista os possíveis impactos desta atividade no desgaste dos trabalhadores. O presente artigo é um desenho exploratório que contou com a revisão de literatura como procedimento de pesquisa, tendo comoobjetivo apresentar uma proposta de intervenção utilizando o método da Análise Ergonômica do Trabalho (A.E.T.). Este possibilita identificar, diagnosticar e propor medidas para a resolução dos problemas que afetam o desempenho das pessoas em seu trabalho, validando os dados subjetivos coletados junto à população de trabalhadores e confrontá-los com a situação real de trabalho. Acreditamos que aatuação conjunta de todas as variáveis identificadas, impedirá os cortadores de estabelecerem um ritmo de trabalho inapropriado e redefinindo a carga de trabalho que lhe seja suportável. Como conseqüência, os trabalhadores têm a sua condição de saúde melhorada. Este estudo mostra que para compreender e prevenir os problemas que se acentuam nos canaviais, não basta avaliar todos os aspectos presentes nasituação de trabalho de forma isolada. É fundamental, que se investigue o modo como se organiza o trabalho e o processo de produção, e dessa atitude, implementar mudanças visando a melhoria das condições de trabalho dos cortadores de cana-de-açúcar .

INTRODUÇÃO

O setor sucro-alcooleiro tem apresentado franca expansão nos últimos anos decorrente da possível escassez e de aspectos ambientaisprovocados pelo uso dos combustíveis fosseis provocando a busca de combustíveis alternativos no plano mundial.

Em oito anos o Brasil irá expandir as plantações de cana em mais 3,1 milhões de hectares e o centro oeste será a nova fronteira da cana. Com a construção atual de mais 89 Usinas, sendo que 19 já irão operar no ano de 2006, está sendo esperada a criação de mais 200 mil vagas paraatender a expansão do plantio (ISTO É DINHEIRO, 2006).

Mas em contrapartida, o setor de colheita da cana-de-açúcar apresenta problemas relacionados a diversos fatores que afetam a segurança e a saúde dos trabalhadores, sejam: ambientais, fisiológicos e relacionados à organização. Além dos aspectos relacionados à saúde e condições de trabalho, o processo de produção da cana vem sendo objeto de estudosnos aspectos sociais decorrentes da migração, alojamentos precários, e outros que associam este processo a importantes impactos ambientais como degradação do solo, poluição do ar na queima da palha (CANÇADO, 2003).

Estes fatores no corte de cana de açúcar vem sendo objeto de discussões na sociedade, tendo em vista os possíveis impactos desta atividade no desgaste dos trabalhadores, associado àexpansão crescente do setor. O assunto é ainda pouco estudado no meio científico nacional e internacional, com carência de literatura especializada. Ante a importância da cultura da cana-de-açúcar para a região centro-sul do Brasil, considerando o grande número de trabalhadores envolvidos e a escassez de pesquisas nesta área, as reflexões em seguida trarão importantes contribuições para oconhecimento mais detalhado do trabalho da colheita da cana-de-açúcar.

O presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta de intervenção através da aplicação de uma metodologia comprovada que envolva os trabalhadores bem como os responsáveis pelo planejamento e gestão da produção. Contribuindo com o desenvolvimento de ações ergonômicas na colheita da cana-de-açúcar, incentivando odesenvolvimento de estudos futuros sobre o tema, identificando os determinantes do trabalho que podem afetar a
saúde dos trabalhadores e/ou a produtividade através de um diagnóstico e melhoria das condições e processo de trabalho e colaborando para a sustentabilidade sócio-ambiental do setor;

DESENVOLVIMENTO

A CULTURA E COLHEITA DA CANA-DE-AÇÚCAR

A cana-de-açúcar é um dos principais produtos das...
tracking img