Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ABORDAGEM ERGONÔMICA

A abordagem ergonômica considera as capacidades humanas e seus limites capacidade física, força muscular, dimensões corporais, possibilidades de interpretação das informações pelo aparelho sensorial (visão, audição), capacidade de tratamento das informações em termos de rapidez e de complexidade; analisam as exigências das tarefas e os diferentes fatores que influenciam asrelações homem x trabalho, as características materiais do trabalho (apresentação espacial e temporal), peso dos instrumentos, forças a exercer, disposição dos comandos, dimensões dos diferentes elementos constituintes do posto e do sistema.
A ergonomia pode ser caracterizada de acordo com quatro níveis de exigência:
* Exigências tecnológicas: técnicas de produção;
* Exigênciaseconômicas: qualidade e custo de produção;
* Exigências sociais: melhoria das condições de trabalho
* Exigências organizacionais: gestão participativa.

ERGONOMIA E ARQUITETURA

A Ergonomia e a Arquitetura se conectam pelo planejamento e pela investigação das atividades.
Pela perspectiva do estudo ergonômico, podem-se compreender as atividades humanas e seus requisitos de projeto. Por meio daprática, podem-se projetar os meios que as viabilizam.
Na arquitetura, a ergonomia pode ser aplicada nos seguintes aspectos:

1.0. ILUMINAÇÃO
Para evitar reflexos, as superfícies de trabalho, paredes e pisos, devem ser foscas e o monitor deve possuir uma tela anti-reflexiva. Evite posicionar o computador perto de janelas e use luminárias com proteção adequada.

2.0. FERRAMENTAS MANUAISElas não podem ter um peso superior a 2kg, caso contrário, produzem dores nos punhos, cotovelos e ombros. Posturas inadequadas (punho inclinado por longos períodos) resultam em inflamação de nervos e tendões, provocando dores e sensações de formigamento dos dedos. Uma forma de evitar danos ao trabalhador é, quando da necessidade de ferramentas mais pesadas, utilizá-las suspensas por contrapesosou molas.
* Melhoria de projeto de ferramentas manuais;motosserras, cortadeiras, etc...
* Aumento do cabo de ferramentas, especialmente quando envolver esforço de distorcer uma porca;
* Substituir o levantar por puxar; melhor ainda é empurrar.

3.0. TEMPERATURA
Como regra geral, temperaturas confortáveis, para ambientes informatizados, são entre 20 e 22 graus centígrados, noinverno e entre 25 e 26 graus centígrados no verão (com níveis de umidade entre 40 a 60%).

4.0. ACÚSTICA
É recomendável para ambientes de trabalho em que exista solicitação intelectual e atenções constantes, índices de pressão sonora inferiores a 65 dB (A). Por esse motivo recomenda-se o adequado tratamento do teto e paredes, através de materiais acústicos e a adoção de divisórias especiais.5.0. HUMANIZAÇÃO DO AMBIENTE
Sempre que possível humanize o ambiente (plantas, quadros e,quando possível, som ambiente). Estimule a convivência social entre os funcionários. Muitas empresas que estão adotando políticas neste sentido vêm obtendo um aumento significativo de produtividade.
Lembre-se que o processo de socialização é muito importante para a saúde psíquica de quem irátrabalhar nele.

6.0. MESA DE TRABALHO E CADEIRA
Cadeira: A cadeira é um dos itens principais para quem utiliza do computador por longos períodos diários. Deve-se escolher uma cadeira que possua encosto médio, espuma injetada, textura rugosa, maior número possível de ajustes, assento levemente inclinado para trás e deve-se evitar o uso de braços, pois estes atrapalham a aproximação da cadeira à mesado computador.
As cadeiras também devem ser ajustadas à altura da pessoa. Quando fixas devem possuir regulagens compatíveis com as da população brasileira (altura ideal a partir de 36 cm) e preparadas para eventuais adições (encosto para a cabeça, apoio para os pés e braços, etc.).
A altura certa da cadeira de trabalho é aquela em que os cotovelos estejam à altura do tampo da mesa.
Mesa:...
tracking img