Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2438 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Controle de Riscos Ambientais

Riscos Ergonomicos

O que é Ergonomia
Ergo = trabalho, Nomos = regras, leis naturais Estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente, e aplicacao de conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solucao dos problemas surgidos desse relacionamento (Ergonomics Research Society) A ergonomia é a disciplina científicarelacionada ao entendimento das interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema, e também é a profissão que aplica teoria, princípios, dados e métodos para projetar a fim de otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema. (International Ergonomics Association - IEA ).

Sistema Homem-Máquina
Sistema Homem - Maquina é geralmente definido como a combinação operativa de umou mais homens com um ou mais de um equipamento, interagindo-se de modo a executarem uma função desejada, partindo de estímulos de entrada, dentro das condições de um determinado ambiente

Fatores Humanos
O organismo humano possui características peculiares que devem ser levadas em consideração no projeto de sistemas para seu uso. Estes fatores podem ser classificados em : • psicológicos -capacidade de aprendizagem, mudança de comportamento, motivação, ansiedade, estresse , capacidade de desenvolver hábitos etc; • fisiológicos - acuidade visual, audição, comprimento dos braços e pernas, limitações musculares, sensibilidade ao calor e ao frio etc.

Informações Sensoriais
Os sentidos fundamentais do corpo humano – visão, – audição, – tato, – gustação ou paladar – olfato constituem asfunções que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Por meio dos sentidos, o nosso corpo pode perceber muita coisa do que nos rodeia; contribuindo para a nossa sobrevivência e integração com o ambiente em que vivemos.

Informações Sensoriais
Existem determinados receptores, altamente especializados, capazes de captar estímulos diversos. Tais receptores, chamados receptoressensoriais, são formados por células nervosas capazes de traduzir ou converter esses estímulos em impulsos elétricos ou nervosos Estes serão processados e analisados em centros específicos do sistema nervoso central (SNC), onde será produzida uma resposta (voluntária ou involuntária). A estrutura e o modo de funcionamento destes receptores nervosos especializados é diversa.

Informações Sensoriais Sistema Osteomuscular
O sistema musculoesquelético é formado pelo • esqueleto, • músculos, • tendões, • ligamentos e outros componentes das articulações. O esqueleto dá resistência e estabilidade ao corpo e é uma estrutura de apoio para que os músculos trabalhem e criem o movimento. Os ossos também servem de escudo para proteger os órgãos internos.

Sistema Osteomuscular

SistemaOsteomuscular
Os músculos são compostos por fibras que têm a propriedade de se contrair. Os músculos esqueléticos, que são os responsáveis pela postura e pelo movimento, estão ligados aos ossos e dispostos em grupos opostos em volta das articulações. • É o caso dos músculos que dobram o cotovelo (bicípete), que são equilibrados pelos músculos que os estendem (tricípete). Musculos antagonistas.

SistemaOsteomuscular
O cérebro emite sinais elétricos através dos nervos. Estes sinais, ao chegarem a musculatura , provocam uma reação quimica gerando a contração das fibras musculares.

Sistema Osteomuscular
• Movimentos que exigem contração muscular contínua, são chamados de movimentos estáticos. Neste tipo de movimento, os estímulos, as reações químicas e contrações são contínuos. • ao outrolado existem movimentos repetitivos • Isto pode levar a fadiga muscular (exaustão ou cansaço) pela limitação do tempo de recuperação do músculo. • A manutenção prolongada de movimentos repetitivos ou estáticos, pode gerar desconforto muscular ou até Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT)

Braço

Pescoço

Antebraço Punho Mão

Area lombar

Fatores energeticos
A...
tracking img