Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1038 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ERGONOMIA
O que é Ergonomia?
A palavra Ergonomia vem do grego ergon (trabalho) e nomos (regras). De acordo com a Ergonomics Research Society (Sociedade de Pesquisa em Ergonomia): “Ergonomia é o estudo do relacionamento entre o homem e seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidosdesse relacionamento”.
A Ergonomia tem como objetivo modificar os sistemas de trabalho para adequar a atividade nele existentes às características, habilidades e limitações das pessoas com vistas ao seu desempenho eficiente, confortável e seguro.

Como o estudo da Ergonomia pode ser dividido?
Atualmente, a Ergonomia pode ser dividida, basicamente, em três campos de estudo:
•Ergonomia física –seu foco são os aspectos físicos da situação de trabalho, incluindo o estudo da postura do trabalhador, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, Distúrbios Ósteo-musculares Relacionados ao Trabalho (LER/DORT), projeto do posto de trabalho, segurança e saúde.
•Ergonomia cognitiva – trata dos aspectos mentais da atividade laboral, como percepção, memória, raciocínio e resposta motora, quepodem afetar as interações entre os indivíduos e seu trabalho.
•Ergonomia organizacional – tem como objetivo melhorar a organização produtiva do trabalho. Seu campo de estudo inclui as estruturas organizacionais, políticas e de processos produtivos.
O que é a Análise Ergonômica do Trabalho (AET)?
A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é um método de avaliação da adaptação das condições detrabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. É um processo construtivo e participativo para a resolução de um problema complexo que exige o conhecimento das tarefas, da atividade desenvolvida para realizá-las e das dificuldades enfrentadas para se atingirem o desempenho e a produtividade exigidos. Compreende basicamente as seguintes etapas (GUÉRIN et al, 2001):
•Análise da demanda –análise e reformulação da demanda, apresentando uma proposta de ação, os meios necessários e os prazos de execução;
•Análise da tarefa – análise das condições determinadas pela empresa aos trabalhadores;
•Análise da atividade – observação das atividades, com o objetivo de identificar agentes físicos, cognitivos e organizacionais no trabalho;
•Caderno de encargos – caracterizado pelo projetode intervenção ergonômica.
O que é e qual o objetivo da intervenção ergonômica?
A intervenção ergonômica é um conjunto de princípios e conceitos que visam realizar as mudanças necessárias para a adequação do trabalho às características, habilidades e limitações dos trabalhadores (VIDAL, 2002). A ação ergonômica deve atender as necessidades das indústrias que buscam soluções tecnológicas ougerenciais para seus problemas.
Portanto, a intervenção ergonômica visa modificar a situação de trabalho para torná-la mais adequada aos trabalhadores. Diferenciando-se desta forma de estudos e análises de caráter apenas descritivo ou sem comprometimento de fato com as mudanças no trabalho, como a produção de laudos ou diagnósticos apenas acadêmicos.

Quais os benefícios da intervenção ergonômicapara a indústria?
A intervenção ergonômica contribui para a melhoria nas condições de saúde e segurança dos trabalhadores e na eficiência e produtividade da empresa. A intervenção ergonômica reduz as despesas médicas com tratamentos por doenças ocasionadas no trabalho, diminuindo ainda as horas perdidas com estas lesões.
A gestão adequada dos processos produtivos juntamente com a intervençãoergonômica promove um ambiente propício dentro das organizações, mantendo a eficiência e qualidade da produção das indústrias. Portanto, a promoção da segurança e saúde do trabalho, incluindo as ações ergonômicas, é economicamente vantajosa, além de ser uma obrigação legal e dever moral, devido aos aspectos sociais envolvidos (BARKOKÉBAS JR., 2006).

Qual a importância da ergonomia para as...
tracking img