Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3790 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1- Introdução.

A ergonomia é uma ciência de adequação do homem a máquina, com o ambiente de trabalho. Abaixo demonstra alguns tópicos relacionados à ergonomia e suas aplicações e resultados.







































2- Ergonomia.

A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” quesignifica leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”. Também é chamada de Engenharia dos Fatores Humanos, e ultimamente, também se tem preocupado com a Interface Homem-Computador. As preocupações com a ergonomia estão a tornar-se um fator essencial à medida que o uso decomputadores tem vindo a evoluir.


2.1 – Conceitos Básicos.

É o conjunto de conhecimentos científicos relativos ao homem e necessário para os engenheiros conceberem ferramentas, máquinas e conjuntos de trabalhos que possam ser utilizados com máximo conforto, segurança e eficiência.

Conceito da Research Society (U.K.) – Sociedade Nacional de Ergonomia.

É o estudo de relacionamentoentre o homem e o seu trabalho, equipamento e ambiente e, particularmente, a aplicação dos conhecimentos de anatomia, fisiologia e psicologia na solução dos problemas surgidos desse relacionamento.

Conceito da International Ergonomics Association (IEA):

É o estudo científico da relação entre o homem e seus meios, métodos e espaços de trabalho. Seus objetivos é elaborar, mediantee contribuição de diversas disciplinas cientificas que a compõem, um corpo de conhecimentos que, dentro de uma perspectiva de aplicação, deve resultar em uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos e dos ambientes de trabalho e de vida.

Conceito da Associação Brasileira de Ergonomia (ABERGO):

“A ergonomia é o sentido da adaptação do trabalho às característicasfisiológicas e psicológicas do ser humano”.

Comentário do Grupo:

Em resumo geral a Ergonomia é um estudo para o melhoramento e adaptação do corpo humano, em seu ambiente de trabalho, tendo uma melhor postura, para não haver danos em seu corpo, bem aplicada evita danos futuros.

2.2 – Importância para as empresas.


É uma ciência que estuda profundamente o funcionamento humano notrabalho, gerando conhecimentos e contribuindo para a concepção e a melhoria das situações e das condições de trabalho. A Ergonomia atua nos fatores que determinam o trabalho: formação, organização de trabalho, postos, equipamentos e ambiente.


 

Objetivos

Contribuição para garantir a integridade da saúde dos trabalhadores, assim como para a segurança e a produtividade. AErgonomia possui métodos para descrever e avaliar as atividades realizadas pelos trabalhadores, de modo a gerar recomendações para a sua transformação.


 

Desafios

O desafio é buscar sinergia entre os sistemas técnico e social, assegurando uma visão antropométrica.


Dificuldades

• Organização do trabalho - por exemplo, na distância entre o que é previsto ou exigido nas normase o que é possível ou realmente feito pelo trabalhador.


• Nas relações sócio profissionais - nem sempre saudáveis entre colegas, superiores e clientes.


• Nas condições de trabalho dadas ao trabalhador - estrutura física, equipamentos e instrumentos também nem sempre adequados à realização eficaz das tarefas.






LER e DORT


Atualmente a doença maisnotificada no trabalho é a L.E.R.(Lesões por Esforços Repetitivos, também conhecida como D.O.R.T.(Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) que são lesões ocorridas em ligamentos, músculos, tendões e em outros segmentos corporais relacionadas com o uso repetitivo de movimentos, posturas inadequadas e outros fatores como a força excessiva. 



Atinge a capacidade motora dos membros...
tracking img