Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1826 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ergonomia e Segurança no Trabalho na Indústria de Implantes Ortopédicos
Este projeto foi realizado por alunos do curso Gestão da Produção Industrial oferecido pela faculdade CBTA de Rio Claro em 2009.

* 1. INTRODUÇÃO

Atualmente a preocupação com as questões de ergonomia e segurança vem crescendo cada vez mais. Os postos de trabalho vêm sendo planejados e desenvolvidos de acordo com otrabalhador que nele irá atuar.
Apesar dessa crescente preocupação com a ergonomia e segurança, muitas empresas só o fazem porque estão preocupadas com possíveis encargos e punições das leis trabalhistas. As grandes empresas estão cada vez mais voltadas aos esforços na melhoria das condições de trabalho, contudo nas médias e pequenas empresas não são possíveis observar esse mesmo comportamento, onúmero reduzido de funcionários e uma estrutura organizacional não muito bem definida pode contribuir para esse quadro.
Voltado para essa situação o projeto visa fazer uma análise ergonômica e de segurança em uma empresa de produtos médicos-hospitalares, a fim de mapear os riscos que cada área possui, para melhorar o conforto do colaborador em seu posto de trabalho.

* 2. DESCRIÇÃO DA EMPRESACriada em 1995 a Alfa Implantes é uma empresa genuinamente nacional voltada à fabricação de produtos médico-hospitalares com autorização de funcionamento da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Localizada na cidade de Rio Claro, interior de São Paulo, região pioneira na fabricação de produtos médico-hospitalares, a Alfa Implantes conta no total com 88 colaboradores distribuídosnos setores de produção e administração.
A Alfa Implantes vem ganhando cada vez mais espaço no mercado graças aos seus investimentos em novas tecnologias, novos produtos e capacitação dos colaboradores. Atualmente está se preparando para ser certificada na marcação CE para exportar seus produtos para a comunidade européia com o objetivo de firmar mais ainda sua qualidade e marca no mercado.
Oarranjo físico da Alfa Implantes é definido por processo, são como mini setores dentro da produção, a saber:
* Setor de Fresas
* Setor de CNC
* Setor de Tornos Convencionais
* Setor de Ajustagem
* Setor de Lavagem Técnica
* Setor de Polimento
Com um layout por processo, cada área tem um risco diferente da outra, procura-se nesse projeto definir os riscos de cada área equantificá-los para uma análise ergonômica e de segurança.

* 3. OBJETIVO

O objetivo desse projeto é mapear os riscos ergonômicos e de segurança de algumas áreas do processo produtivo para propor possíveis soluções com o intuito de minimizar os esforços do trabalho e preservar a segurança dos funcionários. A base de estudo será a Norma Regulamentadora 17, que dita os requisitos deergonomia e segurança no nosso país.
*
4. METODOLOGIA

Para a realização do projeto integrador de pesquisa, buscando atingir o objetivo devemos:
Identificar as principais áreas de riscos, por meio de:
* Reclamações dos funcionários das áreas;
* Influência do trabalho no produto final;
* EPI’s utilizados;
* Posição da CIPA;
* Postura no posto de trabalho.

Será utilizado ométodo de Análise Ergonômica do Trabalho (AET), para que por meio de suas ferramentas poderá ser possível chegar às soluções.

* 5. SITUAÇÃO DA FÁBRICA

Atualmente a Alfa Implantes está localizada em um barracão que não atende mais sua demanda de produção, pois o número de máquinas existentes no local aumentou 50 % nos últimos dois anos, com mais máquinas na empresa o barracão continuavado mesmo tamanho o que exigiu que se deixasse os corredores de passagem muito estreitos.
Os setores da fábrica são bastante apertados o que exige dos trabalhadores uma má postura diante as tarefas, o que pode provocar lesões e até mesmo a desmotivação diante desse tipo de situação.
Não existe o setor de Segurança do Trabalho na empresa, talvez seja essa a razão da empresa não dar tanta ênfase...
tracking img