Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2791 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Secundária Engº Calazans Duarte




[pic]

[pic]


[pic]

Ano Lectivo 2007/2008











Tatiana Ferreira Ano: 12º Turma: 1º B
[pic]

Introdução ----------------------------------------------------------------- 3

Origem---------------------------------------------------------------------- 4

Conceito-------------------------------------------------------------------- 5

Evolução ------------------------------------------------------------------- 7

Áreas ------------------------------------------------------------------------ 8

Técnicas utilizadas na análise do trabalho ----------------------------- 9

Os benefícios da Ergonomia aliada ao Design ----------------------- 13

Objectivos------------------------------------------------------------------ 14

Conclusão ------------------------------------------------------------------- 15


[pic]

O trabalho, em sentido económico, é toda a actividade desenvolvida pelo homem sobre uma matéria-prima, geralmente com a ajuda de instrumentos, com a finalidade de produzir bens e serviços. Porém, bastante diversificado, podendo ser classificado segundo seu conteúdo emcinco classes básicas: geração de forças, coordenação sensório-motora, transformação de informações em reações, transformações de informações de entrada em informações de saída e geração de informações. E, também pode ser classificado em trabalho predominantemente corporal e predominantemente não corporal
A palavra “trabalho” deriva do latim "tripaliare", que significa torturar; daí passou a idéia desofrer ou esforçar-se e, finalmente, de trabalhar ou agir.
Entretanto surgiram novos métodos de trabalho, com o fim de dinamizar o conceito “trabalho-tortura”. Assim, nasce também a Ergonomia, ciência que procura alcançar o ajustamento mútuo entre o homem e o seu trabalho, estudo da adaptação do trabalho ao homem, envolvendo não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionaisde como este trabalho é programado e controlado para produzir os resultados desejados.


[pic]










A Ergonomia desenvolveu-se durante a II Guerra Mundial quando, pela primeira vez, houve uma conjugação sistemática de esforços entre a tecnologia e as ciências humanas. Fisiologistas, psicólogos, antropólogos, médicos e engenheiros trabalharam juntos para resolver os problemascausados pela operação de equipamentos militares complexos.

A Ergonomia deriva das palavras gregas ergon (trabalho) e nomos (leis). Foi em 1857 que o termo Ergonomia foi utilizado pela primeira vez por um polaco, de nome Wojciech Jastrzebowski, é o estudo da adaptação do trabalho ao homem, envolvendo não somente o ambiente físico, mas também os aspectos organizacionais de como este trabalho éprogramado e controlado para produzir os resultados desejados, isto é, a ergonomia parte do conhecimento do homem para fazer o projecto do trabalho, ajustando-o às capacidades e limitações humanas. Assim, ergonomia nasceu da necessidade de responder a questões importantes levantadas por situações de trabalho insatisfatórias.
Na Inglaterra, cunhou-se o termo Ergonomia e fundou-se em 1949, aprimeira Sociedade de Pesquisa em Ergonomia. Em 1961 foi criada a Associação Internacional de Ergonomia (IEA). Actualmente, ela representa as associações de Ergonomia de quarenta países diferentes.
Algumas publicações cientificas marcaram o inicio da produção dos conhecimentos em ergonomia:
1949 – Com a Aplicação da Psicologia Experimental – Chapanis
1953 – Prática da Fisiologia do Trabalho - Lehmann,G.A.
1953 – Fadiga e Factores Humanos no Desenho de Equipamentos - Floyd & Welford





[pic]

A Ergonomia é uma ciência multidisciplinar que envolve estudos relativos de outras ciências como: psicologia, antropologia, sociologia, antropometria e biomecânica.
✓ A Antropometria e a Biomecânica fornecem as informações sobre as dimensões e os movimentos do corpo humano.
✓ A...
tracking img