Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1999 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IESB








FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA








Discente:Bárbara Costa Meireles








Brasília
2012
IESB









FUNDAMENTOS DA ERGONOMIA


Trabalho da Disciplina Ergonomia do Vestuário apresentado ao Curso de Moda & Estilismo, da Faculdade do Interior Paulista, referente ao PrimeiroBimestre.


Docente: Professora Especialista Verônica de Paula Zanotti Tavares de Oliveira.
Discente: Bárbara Costa Meireles







Brasília
2012







1. INTRODUÇÃO
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra éusada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
A Ergonomia pode ser aplicada em vários sectores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência,produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação.
Alguns exemplos das áreas de atuação da ergonomia:

• No desenho de equipamentos e sistemas computadorizados.


• Na definição de tarefas de modo a que sejam eficientes e tenham em conta as necessidades humanas.


• No desenho de equipamentos e organização do trabalho de modo amelhorar a postura e aliviar a carga de trabalho no corpo.


• Na criação de ações de formação para que todos os aspectos do trabalho sejam compreendidos pelos trabalhadores.


• No desenho de equipamento militar e espacial – casos extremos de resistência do corpo humano.


• Na concepção de ambientes de trabalho, incluindo a iluminação e a temperatura ambiente.


• Nos países emdesenvolvimento, a aceitação e eficiência do uso de tecnologia básica pode ser melhorado significativamente.

É uma ciência multidisciplinar que usa conhecimentos de várias ciências, tais como: anatomia, antropometria, biomecânica fisiologia, psicologia, etc.…
A Ergonomia usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estudam as limitações dos sistemas, organizações,atividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.




2. A ORIGEM DA ERGONOMIA
Historicamente, o termo ergonomia foi utilizado pela primeira, em 1857, pelo polonês W. JASTRZEBOWSKI, que publicou um "ensaio de ergonomia ou ciência do trabalho baseada nas leis objetivas da ciência da natureza".
Nessaconceituação de serviços de saúde ocupacional, verifica-se a presença do conceito de ergonomia: adaptação do trabalho ao ser humano.
No caso do Brasil, apesar de relativamente recente, a ergonomia está-se desenvolvendo rapidamente no meio acadêmico.
É importante salientar que no Brasil, o Ministério do Trabalho e Previdência Social instituiu a Portaria n. 3.751 em 23/11/90 que baixou a NormaRegulamentadora - NR17, que trata especificamente da ergonomia. "Esta norma visa estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, de modo a proporcionar um máximo de conforto, segurança e desempenho eficiente".
A partir de então, a ergonomia tem evoluído de forma significativa e, atualmente, pode ser considerada como umestudo científico interdisciplinar do ser humano e da sua relação com o ambiente de trabalho, estendendo-se aos ambientes informatizados e seu entorno, incluindo usuários e tarefas.
O desenvolvimento atual da ergonomia pode ser caracterizado, então, segundo quatro níveis de exigências:
• As exigências tecnológicas: relativas ao aparecimento de novas técnicas de produção que impõem novas...
tracking img