Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5754 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório da Avaliação dos Setores Administrativos da EMBRAPA











Sumário
INTRODUÇÃO 3
AVALIAÇÃO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO E NEGÓCIOS 3
AVALIAÇÃO DO SETOR DE GESTÃO DE PESSOAS 3
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA 4
AVALIAÇÃO DO SETOR DE INFORMÁTICA 4
AVALIAÇÃO DO SSA 5
AVALIAÇÃO DO SETOR DE TELEFONIA 5
AVALIAÇÃO DA CASA DOS TÉCNICOS 5
AVALIAÇÃO DO SOF 6
AVALIAÇÃO DO SOF 6AVALIAÇÃO DO SPM 7
AVALIAÇÃO DA ÁREA TÉCNICA 7
AVALAIÇÃO DA GARAGEM 7
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE SOLOS 8
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS 8
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA VEGETAL 8
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE SANIDADE ANIMAL 9
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE NUTRIÇÃO ANIMAL 9
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE ESPECTROSCOPIA 10
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE QUIMICA ANALÍTICA 10AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE BIOTECNOLOGIA 11
AVALIAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CARNE 12
AVALIAÇÃO DO PRÉDIO ATINGA ACN 12
AVALIAÇÃO DOS PESQUISADORES 13
CONCLUSÃO 13














Avaliação Ergonômica dos Postos de Trabalho da EMBRAPA
Introdução
A análise dos postos de trabalho, consiste na prevenção de doenças ocupacionais, avaliando o local em que é realizado o trabalho e de quemodo este é realizado.
Depois de análise, é proposto mudanças nos postos de trabalho, ferramentas ou equipamentos, para melhoria na execução da tarefa. Esse controle visa eliminar o problema na fonte geradora, e embora os custos relacionados com tais melhorias pareçam muito elevados, os resultados podem ser bastante significativos.
Foram avaliados todos os setores da EMBRAPA; primeiro foramapontados os problemas, como vícios posturais e mobiliário inadequados, condições ambientais e, em seguida indicadas mudanças e medidas de correções.


Avaliação da Área de Comunicação e Negócios
Neste setor são desenvolvidas e acompanhadas atividades relacionadas com captação de recursos, é promovido eventos, acompanhamento de projetos e atendimento a clientes internos e externos.
Neste local detrabalho há muita atividade realizada nos computadores, usados para digitação de dados, portanto, muitos movimentos repetitivos.
Medidas de Correção
Feito a análise detalhada dos postos de trabalho, o que pode ser observado: a inadequação do mobiliário (cadeiras), inadequação da posição da tela dos monitores e má postura na realização das tarefas.
Em relação às cadeiras, estas devem possuirassento e encosto para coluna estofados e ajustáveis, em ângulo e altura de inclinação, rodízio nos pés, assentos estofados com bordas arredondadas e apoio para os braços em altura ajustável e compatível com a colocação sob a mesa. Por causa do trabalho exigir longos períodos na posição sentado, poderá ser adotado apoio para os pés.
Quanto aos computadores, o topo dos monitores devem ficar abaixo donível dos olhos de forma a manter o pescoço em posição mais natural possível. Os teclados devem ter altura ajustáveis e deve ser adotado suporte para punho, evitando o esforço demasiado dos tendões. A postura dos braços em relação à digitação deve ser de 90 graus aproximadamente, sendo adotada a mesma posição para as pernas.
Necessário se faz também, a adoção de ginástica laboral com pausas derecuperação durante a jornada de trabalho, e treinamento para corrigir má postura do colaborador.

Avaliação do Setor de Gestão de Pessoas
No setor de Gestão de Pessoas são realizadas atividades administrativas relacionadas com folha de pagamento, controle de frequências e plano de saúde. São gerenciadas atividades de segurança do trabalho na Unidade e integração de estagiários. A digitação dedados nos computadores é constante, fazendo com que o empregado esteja exposto às doenças ocupacionais, como a DORT (doenças osteomusculares relacionadas ao trabalho) ocasionada por movimentos repetitivos.
Medidas de Correção
O que foi avaliado em relação ao setor de Recursos Humanos, é que há constante digitação de dados, e nem todos os postos estão adaptados, pois falta adequação das...
tracking img