Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1320 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TEC PUC

técnico em segurança do trabalho

weslley gomes de araujo

ergonomia

Curitiba
2011
weslley gomes de araujo

13º CAPITULO

ergonomia

Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de ergonomia, 1º período do curso técnico em segurança do trabalho.

Prof. Milton J. K. Sphair Jr.

Curitiba
2011

1.Quais são as principais causas do estresse no trabalho?

Ascausas são muito variadas e possuem um efeito cumulativo, as principais são: *Conteúdo do trabalho-é a pressão para manter um certo rítmo de produção. *Sentimentos de incapacidade-decorre de uma percepção pessoal da incapacidade em atender àdemanda do trabalho ou terminá-lo dentro de um prazo estabelecido. *Condições de trabalho-as condições físicas desfavoráveis, como o excesso de calor, ruídos, exagerados, ventilação deficiente,luzes inadequadas, ofuscamentos,gases tóxicos,ou uso de cores irritantes.*Fatores organizacionais-comportamento dos chefes e supervisores que podem ser exigentes ou críticos,e pouco encorajadores. Salários,carreira,horários de trabalho. *Pressões econômico-sociais-questão do dinheiro para pagar as contas e a forte pressão exercida pela sociedade de consumo.
2.Como ocorrea insatisfação dos trabalhadores?

*Jornada de trabalho-as jornadas superiores a 8 ou 9 hrs diárias de trabalho são improdutivas,as pessoas que trabalham além disso,reduzem seu rítmo durante a jornada normal,reservando energia para suportar horas extras. *Remuneração-os trabalhadores,são mais sensíveis aos ganhos relativos,ficando mais incomodados com as injustiças salariais,em relação aseus colegas,do que propriamente com os seus valores absolutos. *Organização-as pessoas devem se sentir respeitadas,sem discriminação,sem necessidade de controles rígidos sobre cada atividade. Deve ser feita de modo participativo,com envolvimento dos próprios trabalhadores. *Ambiente psicossocial-abrange aspectos como segurança e estima,oportunidadesde progresso funcional,percepção da imagem da empresa,aspectos intrínsecos,relacionamento social com colegas e os benefícios recebidos da empresa. *Ambiente físico-abrange o posto de trabalho e as condições físicas como iluminação, cores, temperatura, ruídos e vibrações,presença de elementos poluidores e nocivos àsaúde,como poeiras e gases tóxicos.
3.Qual a principal diferença entre alargamento e enriquecimento no trabalho?

*Alargamento-acrescenta a cada trabalhador, outras tarefas de complexidades semelhantes, sem mudanças substanciais na natureza do trabalho. *Enriquecimento do trabalho- propõe a introduzir mudanças qualitativas, aumentando as responsabilidades,auto-realização e as chances de crescer. Envolve mudanças mais profundas que o alargamento,pois coloca os trabalhadores em situações em que eles se sintam realmente desafiados pela exigência de novas responsabilidades, conhecimentos, habilidades,e tenham chance de mostrar seu valor,como: remover os controles direitos sobre a tarefa;atribuir tarefas mais difíceis,exigindo maiores conhecimentos ehabilidades;criar postos de trabalho mais integrados.
4.Como se pode aumentar a flexibilidade do trabalho?

*Organograma-no organograma tradicional,os cargos são hierarquizados em 6 a 10 níveis,o fluxo de informações,é unidirecional,"de cima para baixo". *Trabalhadores flexíveis-os trabalhadores não devem se restringir a realizar tarefas simples e repetitivas....
tracking img