Ergonomia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2646 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO
1- Introdução2
2- Referencial Teórico3
O que é Ergonomia3
3- Caracterização da Empresa5
a) Setor de Atividade7
b) Localização7
c) População de Trabalho7
4- Fotos da Empresa8
5- Apresentação dos Problemas10
a) Problemas Físicos11
b) Problemas Organizacionais12
c) Problemas Cognitivos13
6- Apresentação das Soluções Propostas147- Aplicação das NRs para os problemas observáveis15
a) Problemas Físicos16
b) Problemas Organizacionais20
c) Problemas Cognitivos20
8- Considerações Finais21
9- Referências Bibliográficas22

1- -------------------------------------------------
Introdução

O trabalho apresentado teve como objeto de estudo a Unidade Regional da Incubadora de Empresas da UFF, LEI(Laboratório de Empreendimentos Inovadores), pelo fato da proximidade da organização com a universidade e pelo fácil contato com os funcionários, sendo que 2 desses são alunos da disciplina de Ergonomia e fazem parte deste trabalho. Apesar da facilidade do contato com a empresa, os alunos/funcionários pediram a autorização aos supervisores para a realização do trabalho.
O LEI é uma organização quesurgiu em 2009 para atuar, estrategicamente na Bacia de Campos, nos segmentos de Petróleo e Gás, Automação, Eletrônica, Biomédica, Tecnologia da Informação e Indústrias criativas que envolvem tecnologia, entretenimento e cultura. A Incubadora tem um quadro de pessoas especializadas para auxiliar os empreendedores na elaboração e implementação do seu planejamento de marketing, elaboração de projetos,negociações em empresas e/ou instituições de grande porte e desenvolvimento de metodologias de trabalho para uma melhor gestão de seu empreendimento. A Incubadora funciona também como instrumento acadêmico voltado à pesquisa da inovação e seus diversos elementos empreendedores, passando a abranger todas as áreas de estudos que compõem a UFF.
A Incubadora está passando por um processo de mudança eesse trabalho vem auxiliando nesse processo. Processo esse que teve início com a chegada de novos funcionários e uma gerente administrativa. Foi percebido que havia necessidade de compra de novos equipamentos, como impressoras e notebooks, além de materiais de escritório. Foi perguntado aos funcionários os problemas visto por eles na organização, problemas que poderiam ser físicos, cognitivos eorganizacionais.
Alguns problemas já foram solucionados, como equipamentos com funcionalidade instável. Foram comprados os equipamentos e materiais requisitados pelos funcionários. Estão sendo implementadas também, melhorias no processo produtivo, juntamente com a Empresa Júnior do PURO para aumentar a produtividade e melhorar as condições de trabalho dos funcionários do LEI.

2--------------------------------------------------
Referencial Teórico

O que é Ergonomia?
A palavra “Ergonomia” vem de duas palavras Gregas: “ergon” que significa trabalho, e “nomos” que significa leis. Hoje em dia, a palavra é usada para descrever a ciência de “conceber uma tarefa que se adapte ao trabalhador, e não forçar o trabalhador a adaptar-se à tarefa”.
A Ergonomia pode ser aplicada em váriossetores de atividade (Ergonomia Industrial, hospitalar, escolar, transportes, sistemas informatizados, etc.). Em todos eles é possível existirem intervenções ergonômicas para melhorar significativamente a eficiência, produtividade, segurança e saúde nos postos de trabalho. A Ergonomia atua em todas as frentes de qualquer situação de trabalho ou lazer, desde os stresses físicos nas articulações,músculos, nervos, tendões, ossos, etc., até aos fatores ambientais que possam afetar a audição, visão, conforto e principalmente a saúde.
Usa os conhecimentos adquiridos das habilidades e capacidades humanas e estuda as limitações dos sistemas, organizações, atividades, máquinas, ferramentas, e produtos de consumo de modo a torná-los mais seguros, eficientes, e confortáveis para uso humano.
A...
tracking img